Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Verrine de Brigadeiro de Gianduia e Crocante de Castanha de Caju

Tabela Nutricional

Porção de 192,5g (1/4 porção) Valor energético 747kcal=3125kJ, VE-VD 0,37 Carboidratos 79g, C-VD 0,26 Proteínas 13g, P-VD 0,17 Gorduras totais 44g, GT-VD 0,79 Gorduras saturadas 7g, GS-VD 0,3 Gorduras trans 0g, GT-VD ** Fibra alimentar 2g, FA-VD 0,07 Sódio 155mg, S-VD 0,06. (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

747kcal=3125kJ

O sabor da gianduia, é um dos mais apreciados na confeitaria mundial, pasta de 70% chocolate e 30% avelã. O segredo desse verrine não é guardado a sete chaves, ma s sim, revelado em sua textura aveludada, suave e bastante cremosa. Essa, ao entrar em contraste com a farofinha crocante de castanha de caju, tornará sua experiência algo inesquecível.

Assine Agora
Priscila Urbano

Chef Priscila Urbano

Cheftime

Formada em Psicologia pela Universidade Mackenzie, Gastronomia pelo SENAC e pós-graduada em Padrões Gastronômicos pela Universidade Anhembi Morumbi. Estagiou no restaurante clássico francês La Casserole, em 2012, e no contemporâneo DOM, do renomado chef Alex Atala, em 2013. Trabalhou no mesmo ano no Due Cuocchi, com o Chef italiano Giampiero Giuliani e, em seguida, com o Chef estrelado Akrame Benallal. Especializou-se na cozinha andina, onde cursou Le Cordon Bleu Peru. Atualmente assina uma coluna sobre cultura gastronômica na Revista Sociedade da Mesa e atua na empresa Cheftime.

Passo a Passo

  1. Com a ponta dos dedos quebre as bolachas maisenas em pedaços pequenos e reserve numa recipiente. Numa vasilha pequena, separe duas colheres de sopa cheias de creme de leite e separe para usar na preparação da ganache de chocolate amargo, no 3° passo.

  2. Numa panela em fogo médio, coloque o leite condensado, a pasta de chocolate com avelã, 1/3 do chocolate amargo, a manteiga e o restante do creme de leite. Mexa continuamente a mistura até atingir o ponto de brigadeiro mole, em torno de 8 a 10 minutos. Dica: não deixe passar o tempo, pois quando essa mistura esfria tende a enrijecer. Reserve e deixe esfriar.

  3. Para fazer a ganache de chocolate amargo, coloque as gotas de chocolate amargo uma vasilha e derreta no microondas de 30 em 30 segundos, sempre mexendo no intervalo de cada tempo., até derreter o chocolate por completo ( no total será por volta de 2 minutos). DICA: Ao derreter o chocolate, não se deve passar de 30 segundos, pois ele pode ficar com um leve sabor de queimado. Em seguida, adicione o creme de creme de leite separado anteriormente e misture até obter uma textura lisa e homogênea. Reserve.

  4. Para fazer a farofa crocante de castanha de caju, pegue uma frigideira antiaderente e aqueça em fogo médio. Coloque a farinha de castanha de caju, a bolacha maizena picada e o açúcar de confeiteiro. Mexa por aproximadamente 2 minutos, ou até que fique levemente dourada. Desligue o fogo e reserve. DICA: Misture até começar a sentir o aroma de pipoca caramelizada. Desligue o fogo e reserve.

  5. Para a montagem da sobremesa, escolha os potinhos ou taças de vidro de sua preferência. Faça camadas alternadas de brigadeiro de gianduia com a farofa de castanha de caju ao meio. Finalize, por cima de tudo, colocando uma fina camada de ganache de chocolate amargo e leve para a geladeira até esfriar.

  6. Na hora de servir, coloque a farofinha de castanha de caju por cima para decorar e sirva gelado, ou de acordo com a sua preferência.

Veja também

Maminha ao Molho Aioli com Rosti de Cenoura
Risoto de Queijo Estepe com Linguiça Toscana
Tender ao Molho de Laranja e Mel com Maionese de Batata