Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 216.75g (1/4 porção) Valor energético 504kcal=2107kj, %VD 25% Carboidratos 45g, %VD 15% Proteínas 12g, %VD 16% Gorduras totais 32g, %VD 59% Gorduras saturadas 3g, %VD 16% Gorduras trans 0g, %VD ** Fibra alimentar 1g, %VD 4% Sódio 179mg, %VD 7% (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

20

Calorias

935kcal=3912kj

A suave textura da massa folhada envolve essa torta deliciosa e super simples de fazer, cuja ricota contrapõe e complementa a doçura da abóbora com o mel. Experimente e surpreenda-se com essa harmonia de sabores!

Assine Agora

Chef Comfort Food / Veggie

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 180°C. Coloque a abóbora em uma assadeira, regue um fio de azeite e asse por 10 minutos, apenas para ficar al dente. Derreta a manteiga rapidamente no microondas ou em banho maria. Escolha uma assadeira ou forma para fazer a torta, com tamanho aproximado de 25 cm. É importante escolher o tamanho de seu recipiente um pouco menor que a massa filo, para que sobre uns 4 cm nas laterais.

  2. Retire a abóbora do forno, corte-a em cubos grosseiros de aproximadamente 2 cm e coloque em um bowl. Adicione a ricota, despedaçando com as mãos, as nozes, o mel e cerca de 1/3 do alecrim, desfolhando-o sobre a mistura. Tempere com um fio de azeite, sal e pimenta a gosto e misture bem. Reserve.

  3. Desenrole cuidadosamente as folhas da massa fillo e coloque sobre uma superfície lisa. Com a ajuda de um pincel ou com as costas de uma colher, passe a manteiga em 1 folha da massa. Coloque a massa na travessa e repita esse processo, sobrepondo-as uma por cima da outra, até que acabe a massa. Reserve cerca de 1 colher (sopa) da manteiga para pincelar sobre a torta no final da montagem.

  4. Coloque a mistura da ricota dentro da massa, acomodando por todo o fundo. A seguir, feche a massa com as bordas que sobraram nas laterais, por cima do recheio. Pincele o restante da manteiga sobre a massa e leve ao forno para assar por aproximadamente 15 minutos, ou até que a superfície fique dourada. Decore sua torta com o restante do alecrim.

Veja também

Salada de Agrião e Pastrami
Creme de Queijos
Bruschetta de Pepperoni com Redução de Aceto Balsâmico