Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 210g (1/6 porção) Valor energético 324kcal=1356kj (16%VD); Carboidratos 19.04 (6%VD); Proteínas 15.2 (20%VD);Gorduras totais 22.25 (40%VD); Gorduras saturadas 2.79 (13%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 2.68 (11%VD); Sódio 713.34 (30%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

50

Calorias

972kcal=4065kj

A receita do Chef Augusto Caniato pode ser considerada um desafio pra você que aprecia uma culinária refinada com ingredientes do dia a dia. Confira a tilápia com manteiga de sálvia acompanhada de purê de açafrão da terra, farofinha com couve e espaguete de pupunha. Nessa receita você encontrará técnicas culinárias incríveis e uma combinação de sabores para surpreender seu paladar.

Assine Agora
Augusto Caniato

Chef Augusto Caniato

Aguça - Arte Cucina

A comando do Aguça - Arte Cucina, juntamente com sua esposa e Chef Aryane Ferraz, o Chef Augusto caniato explora tecnicas e receitas de diferentes culturas para desenvolver seus pratos ricos em textura e aromas. Transpassando sentimento através do paladar. Sua intenção é utilizar ingredientes corriqueiros para trazer novas experiencias. Especializado em cozinha italiana, esteve presente nas cozinhas de Hamilton Mellão (Mellão Trattoria) Loreta Vergara (Doce Arte) e Erick Jacquin (Tartar and Co.). Atualmente, desenvolve consultoria para novos restaurantes, e eventos personalizados, desde jantares intimistas até casamentos e corporativo.

Passo a Passo

  1. Comece preaquecendo seu forno a 180° C. Descasque e corte a batata em cubos pequenos e coloque-as numa panela, cubra com 3 dedos acima de água e cozinhe em fogo alto até ficar macia, por cerca de 15 a 20 minutos. Espete-as com um garfo para saber se chegou no ponto certo. Pique a sálvia finamente e reserve 2 folhinhas inteiras para decorar.

  2. Em uma panela pequena e funda, em fogo médio, coloque a manteiga. Deixe derreter, sem mexer, até que comece a formar uma espuma branca. Com auxílio de uma escumadeira ou um garfo, retire a gordura do leite (espuma branca) e descarte-a. A manteiga tem que atingir a cor de avelã, por esse motivo se chama manteiga noisette. Em seguida, apague o fogo e coloque a sálvia picada com cuidado, pois pode espirrar. Misture bem e reserve a manteiga na própria panela para não esfriar.

  3. Em uma frigideira, aqueça 1 colher de sopa do azeite em fogo médio e refogue o palmito pupunha, misturando por aproximadamente 2 minutos. Tempere com 2 sachês de sal (ou de acordo com seu paladar) e reserve em um recipiente. DICA: o pupunha é o mais nobre dos palmitos, possuindo um tamanho maior e sendo mais macio do que os outros.

  4. Na mesma frigideira, aqueça 1 colher de sopa do azeite em fogo médio e refogue a cebola roxa e o alho por 1 minuto. Adicione a couve e a farinha de mandioca em flocos e mexa por mais 1 minuto. Tempere com 1 sachê de sal e metade da pimenta em pó e reserve.

  5. Escorra e descarte a água da batata e amasse-a com um garfo ou processe em um mixer. Na mesma panela em você cozinhou as batatas, em fogo baixo, adicione 1 colher de sopa da manteiga noisette. Coloque o açafrão da terra, misture bem e adicione a batata. Mexa bem até incorporar todo o sabor. Adicione metade do creme de leite, o queijo parmesão ralado e continue misturando até o queijo derreter por completo. Se achar necessário, adicione o restante do creme de leite. Ajuste o sabor com 3 sachês de sal. Reserve na panela para mantê-lo quente até servir.

  6. Tempere o peixe com 4 sachês de sal e o restante da pimenta preta moída. Use a mesma frigideira da farofa para fazer o peixe. Em fogo médio, adicione o restante do azeite e sele os filés por aproximadamente 2 a 3 minutos de cada lado, ou até dourarem bem. Sirva a farofinha em um prato e coloque o purê de açafrão da terra ao lado. Disponha o filé de peixe por cima e coloque a pimenta dedo-de-moça sobre o filé (aos poucos, para adequar ao seu paladar, pois ela tem um nível de picância alto). Com uma colher, regue o peixe com a manteiga de sálvia e, se preferir, por cima da pupunha também. Decore com a sálvia reservada e bom apetite!

Veja também

Poke Low Carb de Salmão com Abacate, Alga e Moyashi
Filé de Frango Tostado e Legumes Coloridos Assados ao Balsâmico
Frango Cremoso de Wasabi com Legumes e Agrião