Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 131g (1/8 porção) Valor energético 318kcal=1332kj (16%VD); Carboidratos 24.1 (8%VD); Proteínas 15.63 (21%VD);Gorduras totais 18.51 (34%VD); Gorduras saturadas 0.77 (4%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 3.52 (14.%VD); Sódio 43.96 (2%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

20

Calorias

1273kcal=5327kj

O homus é uma iguaria árabe apreciada no mundo inteiro, principalmente no Brasil. Trata-se de uma pasta feita com grão de bico, tahine, limão e alho. Nessa versão, misturamos a cultura árabe com a brasileira, que resultou em uma surpreendente harmonia do tradicional homus com a abóbora cabotiá. Experimente!

Assine Agora
Comfort Food

Chef Comfort Food

Passo a Passo

  1. Coloque a abóbora e o grão de bico em uma panela e cubra com 2 dedos acima de água. Cozinhe em fogo alto por aproximadamente 15 minutos, até que fiquem macios. Dica: reserve alguns grãos para decorar o prato no final.

  2. Corte o limão em 4 partes no formato de gomos. Descasque o alho. Coloque as 2 farinhas em pratos separados e tempere com uma pitada de sal. Quebre o ovo em um prato fundo e bata com um garfo.

  3. Tempere os filés com sal, pimenta e o suco do limão espremido a gosto. Passe os filés primeiro na farinha de trigo, depois no ovo e por último na farinha de rosca.

  4. Em uma frigideira, aqueça o óleo por 2 minutos em fogo médio/baixo. Frite os filés por aproximadamente 5 minutos, ou até que fiquem dourados, virando de lado na metade do tempo. Dica: cuidado para não deixar o óleo muito quente, pois o peixe pode dourar rápido por fora e ficar cru no meio.

  5. Com uma escumadeira, transfira a abóbora e o grão de bico para um mixer ou liquidificador, adicione o alho, algumas gotas de limão (ou de acordo com seu paladar), um fio de azeite, sal a gosto e processe bem até que vire uma pasta grossa. Dica: se achar necessário, coloque 1 concha pequena da água do cozimento para ajudar nesse processo. Por fim, coloque o tahine e misture com uma colher. Se quiser, volte à panela e esquente mais um pouco.

  6. Sirva o homus de abóbora em um prato e coloque a tilápia por cima. Disponha o restante dos gomos de limão e decore com o grão de bico reservado.

Veja também

Sanduíche de Linguiça Bovina Angus com Batatas Rústicas
Risoto de Pera e Gorgonzola com Mignon Suíno
Alcatra com Molho Roti e Couscous Marroquino ao Perfume de Aniz