Receba receitas e promoções exclusivas

Me inscrever

Terrine de Salmão com Queijo de Cabra e Nozes ao Azeite de Dill e Siciliano

Tabela Nutricional

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

35 minutos

Calorias

808kcal=3382kJ

Até o final do século 18, apenas os nobres franceses tinham o privilégio de degustar essa iguaria em banquetes imperiais. No geral eram preparados e dispostos em potes de terracota, poi isso o termo "terri" que significa terracota. No Brasil, o terrine é um dos pratos mais apreciados por diversos chefs em época de Natal, pois é simples de fazer e uma elegante entrada. Experimente o terrine de salmão defumado com queijo de cabra, nozes e azeite de dill e limão siciliano. Acompanha duas Brahma Extra por porção. Beba com moderação. Venda e consumo de bebidas alcoólicas proibidos para menores de 18 anos.

Assine e receba receitas como esta toda semana ou Disponível no Mercado do Chef. Peça já!
Carina Orlando

Chef Carina Orlando

Cheftime

Formada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi, a Chef Carina Orlando inicia sua carreira como estagiária no Grupo Charlô. Ao longo de sua carreira, em 2009 acabou sendo contratada como cozinheira e, mais tarde, como chef de Eventos. Nesse período, passou por diversos e importantes eventos como, por exemplo, Fórmula 1 e Copa das Confederações. Em 2013, foi contratada pelo Buffet Rojo Criatividade Gourmet com a responsabilidade de coordenar e gerenciar a cozinha do Buffet.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 130°C. Coloque as fatias do pão preto em uma superfície lisa e com ajuda de um rolo de macarrão (ou uma garrafa), passe sobre as fatias até que fiquem bem fininhas. Em seguida, corte em pequenos triângulos e coloque-os em uma assadeira. Regue com um fio de azeite (5 ml) e, asse cerca de 10 à 15 minutos, ou até que estejam crocantes.

  2. Pique a cebolinha e o dill finamente. Reserve um raminho de dill para decorar a terrine no final da preparação. Retire as raspas do limão, em seguida corte-o ao meio. Extraia o suco da metade do limão, a outra metade corte em finas rodelas.

  3. Em um bowl, coloque o queijo de cabra, a ricota, a cebolinha, o suco de limão, 4 g de sal e um fio de azeite (5 ml). Com um garfo, amasse a ricota até que ela esfarele, então misture bem todos os ingredientes. Pegue a tira de acetato e retire a dupla face que fica em uma das pontas. Una as duas pontas, formando um molde redondo.

  4. Para montar a terrine, disponha o molde redondo sobre o prato. Coloque metade do creme de queijo no fundo, em seguida, espalhe metade das fatias do salmão. Finalize com o restante do queijo, alisando a superfície. Leve a geladeira por 10 minutos, até que fique firme. Dica: se preferir corte o salmão em pedaços menores.

  5. Faça o molho juntando metade das raspas do limão, o restante do azeite, o dill picado, o restante do sal (1 g) e, misture bem. Quando a terrine estiver firme, retire a fita de acetato, escorregando cuidadosamente para cima, até que saia totalmente da terrine.

  6. Grude as nozes picadas ao redor da terrine e, coloque o restante das fatias de salmão por cima. Salpique o restante das raspas de limão, e decore com as fatias de limão e o dill (reservado). Regue o azeite de dill ao redor, ou se preferir por cima da terrine. Sirva as torradas ao lado.

Veja também

Cevada com Julienne de Cenoura e Salada de Parma
Sopa de Batata e Ervas com Gorgonzola e Nozes
Saint Peter em Crosta de Especiarias, Sauté de Alcachofras e Molho de Capim Santo