Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 90g (1/8 porção) Valor energético 113kcal=472kj (6%VD); Carboidratos 6.25 (2%VD); Proteínas 7.81 (10%VD);Gorduras totais 6 (11%VD); Gorduras saturadas 0.42 (2%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 0.92 (4%VD); Sódio 694.9 (29.%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

15

Calorias

451kcal=1887kj

O Steak Tartar é uma receita com dupla nacionalidade: nasceu na Alemanha, mas foi a França que a tornou conhecida. A chef Gilda Bley, combinou de forma harmoniosa, uma deliciosa versão feita de salmão com molho tarê e azeite de trufas. Confira essa iguaria, que além de leve, é super rápida de fazer!

Assine Agora
Gilda Bley

Chef Gilda Bley

Formada em direito, fez pós graduação em administração de empresas e, por causa da paixão pela comida estudou gastronomia, posteriormente fez um curso de extensão nos Estados Unidos (The Culinary Institute of América). Foi sócia de uma escola de Gastronomia em Curitiba, época em que estudou confeitaria em São Paulo. Em 2015 recebeu um convite para ser Sous Chef do programa Hell's Kitchen (SBT). Mudou-se para São Paulo e desde então trabalha em projetos de televisão e Internet. Hoje é Sous Chef do Hell's Kitchen (SBT), repórter e coapresentadora do programa Papo em Dia (RBTV) junto com o Luciano Faccioli, repórter do programa Vida e Estilo (RBTV), dá aulas no Eataly Brasil além de realizar diversos workshops ensinando gastronomia para adultos e crianças.

Passo a Passo

  1. Corte o gengibre ao meio, mantendo a casca. Retire as raspas do limão. Desfolhe o dill e pique-o finamente.

  2. Para fazer o molho, coloque em uma frigideira o molho shoyu, o gengibre, o açúcar mascavo e o saquê. Misture bem e cozinhe em fogo alto até ferver. Em seguida, abaixe o fogo e deixe reduzir por aproximadamente 5 minutos, ou até que fique levemente espesso, ou seja, com consistência cremosa. Ao final, retire o gengibre e deixe esfriar. Lembre-se que quando esfriar a redução irá engrossar mais. Caso isso aconteça, respingue algumas gotas de água e misture até que chegue na textura desejada.

  3. Em uma tábua, corte o salmão em cubos bem pequenos de aproximadamente 0,5 cm. Dica: use uma faca bem afiada para ajudar nesse processo.

  4. Em um recipiente, coloque o salmão cortado, adicione o dill picado, o mel, o azeite de trufas (aos poucos para adequar ao seu paladar, pois esse tem aroma forte e específico) e tempere com sal e pimenta a gosto. Misture bem todos os ingredientes.

  5. Faça o aro com o papel alumínio. Primeiro, comece dobrando o papel ao meio (no sentido do comprimento), depois dobre até que o papel se torne uma tira comprida de mais ou menos 5 cm de espessura. Depois, una as pontas e prenda com um clips ou uma fita adesiva, obtendo um formato redondo.

  6. Para montar o tartar, disponha o aro de alumínio em cima do prato escolhido. Em seguida, coloque primeiramente a polpa de abacate no fundo do aro e o tartar de salmão por cima. Pressione ligeiramente, alisando a superfície, para que pegue o formato redondo do aro. No final, é só retirar o aro, puxando para cima com cuidado. Sirva a salada ao lado e tempere-a com o limão e sal a gosto. Risque o prato com o molho tarê e sirva a seguir.

Veja também

Tortilla Caprese com Salada Verde
Sopa de Mandioquinha com Risoni e Micro Almôndegas
Mignon Suíno ao molho de Laranja com Arroz Sírio