Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tapioca de Abóbora com Carne Seca

Tabela Nutricional

Nível de Dificuldade

Médio

Tempo de Preparo

40 minutos

Calorias

682kcal=2855kJ

A tapioca é livre de glúten e ideal para garantir a saciedade. Essa iguaria versátil, é típica das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Na Bahia, é mais conhecida como beijú! Tem sido a opção de muitas pessoas que presam por uma boa alimentação. A tapioca pode ser doce ou salgada.

Assine Agora

Passo a Passo

  1. Descasque e corte a abóbora em pedaços de 4 cm (não precisa ter tamanhos padronizados) e leve para cozinhar em uma panela coberta com água, em fogo alto, por aproximadamente 25 minutos ou até ficar bem macia.

  2. Em uma tábua de corte, descasque a cebola e corte em cubinhos. Pique a salsinha finamente.

  3. Em uma panela média ou frigideira, aqueça um fio de azeite em fogo alto e refogue a cebola por 2 minutos, ou até que fiquem levemente murchas. Adicione a carne seca e mexa bem para incorporar, acrescente a salsinha, tempere com sal e desligue o fogo. Reserve.

  4. Quando a abóbora estiver cozida, escorra a água e amasse-a bem com um garfo para formar um purê. Tempere com um fio de azeite e sal a gosto, reserve.

  5. Aqueça uma frigideira média em fogo baixo e, peneire a goma de tapioca, fazendo uma camada bem generosa de cerca de 0,5 cm de espessura. Deixe firmar até que a goma se desprenda das bordas, o que leva cerca de 2 minutos.

  6. Quando a tapioca estiver solta da frigideira, espalhe o purê de abóbora (em metade da tapioca) e por cima coloque a carne seca. Feche em meia-lua e vire cuidadosamente somente para aquecer o outro lado, o que não levar nem 1 minuto. Sirva logo em seguida.

Veja também

Steak Argentino ao Chimichurri com Legumes Tostados
Truta Grelhada com Salada de Grãos, Espinafre e Tâmaras
Caesar Salad com Croutons