Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 161g (1/8 porção) Valor energético 186kcal=780kj (9%VD); Carboidratos 4.71 (2%VD); Proteínas 14.17 (19%VD);Gorduras totais 13.39 (24%VD); Gorduras saturadas 0.9 (4%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 2.13 (9%VD); Sódio 589.43 (25%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

20

Calorias

746kcal=3120kj

Esse prato simples e feito em uma panela só nos traz a maneira indígena de cozinhar, com ingredientes que remetem ao Brasil e sabores que se completam, ele vai trazer cultura para a sua mesa e você não vai querer parar de comer. Comprove!

Assine Agora
Kalymaracaya Mendes Nogueira

Chef Kalymaracaya Mendes Nogueira

Personal Chef

Vinda da Aldeia Bananal, Kalymaracaya Mendes Nogueira nasceu na tribo indígena Terena e se mudou de Aquidauana para Campo Grande durante a infância. Formada e em hotelaria e gastronomia a Chef divulga a gastronomia ancestral e trabalha com ingredientes cultivados em sua aldeia, preservando a receita em sua essência. Desde 2014, atua no movimento Slow Food, além realizar pesquisas sobre pimentas crioulas das índias Terena. Atualmente, concorreu a categoria estadual por MS, com outros dois participantes como melhor Chef de Cozinha – Prêmio Dólmã 2016. Hoje é secretária do Conselho Comunitário Urbano Indígena de Campo Grande-MS e auxilia na produção do programa Comitiva de Sabores, do chef Paulo Machado.

Passo a Passo

  1. Corte o palmito ao meio no sentido do comprimento. Em seguida, corte-o em fatias de 2 cm de espessura, no formato de meia lua. Corte o tomate ao meio, retire as sementes e, em seguida, corte-o em cubos de 1 cm. Corte metade da cebolinha em rodelas na diagonal, guarde o restante para fazer a espiral no próximo passo.

  2. Corte a cebolinha fina no sentido do comprimento, como se fosse tirar fiozinhos. Em seguida, com uma faca de cabo fino, passe delicadamente por toda a extensão do fio da cebolinha, até que forme uma espiral.

  3. Tempere o frango com 5 g de sal e o suco do limão cravo. Em uma panela, aqueça o óleo em fogo médio e frite o frango por aproximadamente 3 minutos, até que a pele fique bem dourada. Vire de lado e doure por mais 3 minutos.

  4. Acrescente o alho e a cebola na panela e refogue por 1 minuto. Adicione o tomate e refogue até que eles murchem por 2 minutos. Coloque o palmito, 300 ml de água, o urucum, tempere com 4 g de sal e deixe cozinhar por 5 minutos.

  5. Dilua o amido com 2 ou 3 colheres de água e misture bem. Derrame no refogado aos poucos e misture delicadamente até que o caldo comece a engrossar. Por fim, adicione a cebolinha em rodelas, misture bem e sirva em um prato de preferência fundo decorado com as cebolinhas em aspiral.

Veja também

Frango Indiano Cremoso com Arroz Basmati
Tender ao Molho de Laranja e Mel com Maionese de Batata
Maminha Grelhada com Legumes ao Curry