Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 161g (1/8 porção) Valor energético 186kcal=780kj (9%VD); Carboidratos 4.71 (2%VD); Proteínas 14.17 (19%VD);Gorduras totais 13.39 (24%VD); Gorduras saturadas 0.9 (4%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 2.13 (9%VD); Sódio 589.43 (25%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

20

Calorias

746kcal=3120kj

Esse prato simples e feito em uma panela só nos traz a maneira indígena de cozinhar, com ingredientes que remetem ao Brasil e sabores que se completam, ele vai trazer cultura para a sua mesa e você não vai querer parar de comer. Comprove!

Kalymaracaya Mendes Nogueira

Chef Kalymaracaya Mendes Nogueira

Personal Chef

Vinda da Aldeia Bananal, Kalymaracaya Mendes Nogueira nasceu na tribo indígena Terena e se mudou de Aquidauana para Campo Grande durante a infância. Formada e em hotelaria e gastronomia a Chef divulga a gastronomia ancestral e trabalha com ingredientes cultivados em sua aldeia, preservando a receita em sua essência. Desde 2014, atua no movimento Slow Food, além realizar pesquisas sobre pimentas crioulas das índias Terena. Atualmente, concorreu a categoria estadual por MS, com outros dois participantes como melhor Chef de Cozinha – Prêmio Dólmã 2016. Hoje é secretária do Conselho Comunitário Urbano Indígena de Campo Grande-MS e auxilia na produção do programa Comitiva de Sabores, do chef Paulo Machado.

Passo a Passo

  1. Corte o palmito ao meio no sentido do comprimento. Em seguida, corte-o em fatias de 2 cm de espessura, no formato de meia lua. Corte o tomate ao meio, retire as sementes e, em seguida, corte-o em cubos de 1 cm. Corte metade da cebolinha em rodelas na diagonal, guarde o restante para fazer a espiral no próximo passo.

  2. Corte a cebolinha fina no sentido do comprimento, como se fosse tirar fiozinhos. Em seguida, com uma faca de cabo fino, passe delicadamente por toda a extensão do fio da cebolinha, até que forme uma espiral.

  3. Tempere o frango com 5 g de sal e o suco do limão cravo. Em uma panela, aqueça o óleo em fogo médio e frite o frango por aproximadamente 3 minutos, até que a pele fique bem dourada. Vire de lado e doure por mais 3 minutos.

  4. Acrescente o alho e a cebola na panela e refogue por 1 minuto. Adicione o tomate e refogue até que eles murchem por 2 minutos. Coloque o palmito, 300 ml de água, o urucum, tempere com 4 g de sal e deixe cozinhar por 5 minutos.

  5. Dilua o amido com 2 ou 3 colheres de água e misture bem. Derrame no refogado aos poucos e misture delicadamente até que o caldo comece a engrossar. Por fim, adicione a cebolinha em rodelas, misture bem e sirva em um prato de preferência fundo decorado com as cebolinhas em aspiral.

Veja também

Torta Fillo de Abóbora, Ricota, Nozes e Mel
Poke Low Carb de Salmão com Abacate, Alga e Moyashi
Sassami na Cerveja com Arroz Integral e Rúcula