Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 415,25g (1/4 porção) Valor energético 567kcal=2374kj (28,%VD); Carboidratos 18g (6%VD); Proteínas 40g (54%VD); 40g (72%VD); Gorduras saturadas 4g (19%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1g (3%VD); (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

20

Calorias

734kcal=3083KJ

O nome tapas vem do ato de tapar a bebida alcoolica, com um aperitivo colocando ele em cima do copo, alguns dizem que começaram fazer isso para que os vinhos não perdessem seu aroma, outros para que não entrasse mosca no copo. O que importa é que as tapas são deliciosas e ficam melhores ainda com uma boa taça de vinho. Aproveite!

Assine Agora
Cheftime

Chef Cheftime

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 150°C. Corte os queijos em fatias finas. Abra o tomate pelado e separe-o do molho. Corte o tomate em pedaços menores. Corte o limão em gomos.

  2. Para fazer o molho picante, aqueça metade do azeite em uma frigideira, em fogo médio. Adicione 3/4 do alho picado e refogue por 30 segundos. Adicione o molho de tomate, a páprica defumada, e a pimenta calabresa (aos poucos para adequar ao seu paladar) e, tempere com sal a gosto. Misture e deixe cozinhar por 5 minutos em fogo médio.

  3. Faça o molho aioli, misturando a maionese, um fio de azeite e o restante do alho em um recipiente. Misture bem e reserve. Corte algumas azeitonas em rodelas e reserve para usar na montagem das tapas. Misture as azeitonas inteiras com o restante do azeite e sirva como um acompanhamento das tapas.

  4. Corte o pão ao meio, e a seguir corte em fatias de aproximadamente 1 cm de espessura. Coloque-os em uma assadeira e leve ao forno por aproximadamente 10 minutos, para deixar o pão quente e macio. Caso prefira o pão mais crocante, com textura de torrada, deixe por mais 10 minutos, ou, de acordo com sua preferência. Lembre-se sempre de checar o forno para não queimar.

  5. Para fazer as tapas, a combinação de ingredientes fica a seu critério. Se preferir, sirva os pães e seus acompanhamentos em recipientes separados, assim cada um monta a sua tapa como quiser. Se não você pode deixar montadas como por exemplo: molho de tomate picante com chouriço; molho aioli com queijo ementhal; tomate com jamóm; molho aioli com chouriço e azeitona picada; molho picante com queijo estepe e jamón.

  6. Caso você monte ao final das montagens, você pode levar as tapas que tem queijo ao forno novamente para que fiquem derretidos. Não esqueça de servir as azeitonas no azeite e os gomos de limão junto com as tapas.

Veja também

Mignon Suíno com Pimenta Biquinho e Bifum
Empadão de Frango com Milho
Tapioca de Abóbora com Carne Seca