Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 415,25g (1/4 porção) Valor energético 567kcal=2374kj (28,%VD); Carboidratos 18g (6%VD); Proteínas 40g (54%VD); 40g (72%VD); Gorduras saturadas 4g (19%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1g (3%VD); (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

20

Calorias

734kcal=3083KJ

As tapas foram criadas em uma época em que a venda de bebidas alcoólicas era proibida na Espanha, e "tapavam" copos com bebidas que eram o acompanhamento - não vendidas, mas dadas pelos bares - das torradas cobertas de ingredientes típicos e deliciosos. Bon provecho!

Assine Agora
Cheftime

Chef Cheftime

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 150°C. Corte os queijos em fatias finas. Abra o tomate pelado e separe-o do molho. Corte o tomate em pedaços menores. Corte o limão em gomos.

  2. Para fazer o molho picante, aqueça metade do azeite em uma frigideira, em fogo médio. Adicione 3/4 do alho picado e refogue por 30 segundos. Adicione o molho de tomate, a páprica defumada, a calabresa (aos poucos para adequar ao seu paladar) e, tempere com sal a gosto. Misture e deixe cozinhar por 5 minutos em fogo médio.

  3. Faça o molho aioli, misturando a maionese, um fio de azeite e o restante do alho em um recipiente. Misture bem e reserve. Corte algumas azeitonas em rodelas e reserve para usar na montagem das tapas. Misture as azeitonas inteira com o restante de azeite e sirva como um acompanhamento das tapas.

  4. Corte o pão ao meio, e a seguir corte em fatias de aproximadamente 1 cm de espessura. Coloque-as em uma assadeira e leve ao forno por aproximadamente 10 minutos, para deixar o pão quente e macio. Caso prefira o pão mais crocante, com textura de torrada, deixe por mais 10 minutos, ou, de acordo com sua preferência. Lembre-se sempre de checar o forno para não queimar.

  5. Para fazer as tapas, a combinação de ingredientes fica a seu critério e de acordo com seu paladar. Se preferir, sirva os pães e seus acompanhamentos em recipientes separados, assim cada um monta a sua tapa como quiser. Segue algumas sugestões para a montagem: molho de tomate picante com chouriço; molho aioli com queijo ementhal; tomate com jamóm; molho aioli com chouriço e azeitona picada; molho picante com queijo estepe e jamón.

  6. Dica: ao final das montagens, você pode levar as tapas que tem queijo ao forno novamente para que fiquem derretidos. Não esqueça de servir as azeitonas no azeite e os gomos de limão junto com as tapas.

Veja também

Medalhão com Polenta Cremosa e Fonduta de Gorgonzola
Linguiça Toscana e Legumes Assados ao Perfume de Tomilho
Risoto de Gruyère com Tomate Confit e Avelã