Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 129g (1/8 porção) Valor energético 231kcal=966kj (12%VD); Carboidratos 35.22 (12%VD); Proteínas 9.58 (13%VD);Gorduras totais 2.55 (5%VD); Gorduras saturadas 0.78 (4%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 0.81 (3%VD); Sódio 333.93 (14.%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Médio

Tempo de Preparo

40

Calorias

923kcal=3862kj

Antigamente, no Japão, os pescadores usavam uma técnica de guardar o peixe sobre camadas de arroz cozido para conservá-los por mais tempo. Essa técnica aos poucos foi se transformando em um prato. Até que, finalmente, vários temperos como vinagre, shoyu e wasabi foram enriquecendo ainda mais o seu sabor. Confira!

Chef Comfort Food/ Snack

Passo a Passo

  1. Corte o pepino em rodelas bem fininhas. Coloque-o em um recipiente com 1 colher de chá de sal, misture bem e deixe descansar para desidratar por 10 minutos. Corte a cebolinha em finas rodelas e a cenoura em tirinhas bem fininhas.

  2. Em uma panela pequena, coloque o arroz com 500 ml de água, 5 g de açúcar, metade do vinagre e tempere com sal. Deixe cozinhar em fogo médio por 15 minutos com a panela semiaberta.

  3. Em um bowl, junte o atum, o cream cheese e metade da cebolinha. Reserve. Em um outro bowl, dissolva o wasabi em aproximadamente 10 ml de água e misture bem até que vire uma pastinha. Depois, enrole entre as mãos como se fosse um brigadeiro e reserve.

  4. Retire o arroz da panela e transfira para um bowl ou recipiente para que esfrie mais rápido. Dobre o papel manteiga ao meio, estique-o em uma superfície lisa e coloque 1 folha de alga por cima. Espalhe o arroz por toda a alga, deixando apenas uma das borda sem. Dica: molhe sempre as pontas dos dedos para que o arroz não grude nas mãos. A seguir, polvilhe um pouco de gergelim por cima do arroz. Lembrando que o gergelim será usado nas algas restantes e na salada sunomomo.

  5. Para rechear o sushi, coloque as tiras de cenoura fazendo uma fileira, na borda do arroz. Então coloque a mistura do atum ao lado da cenoura. Com ajuda do papel manteiga, enrole o sushi pressionando delicadamente até o final da alga. Passe água com a ponta dos dedos na borda da alga que está sem arroz para grudar e fechar o sushi. Repita o passo 4 e 5 com o restante das algas e dos recheios.

  6. Transfira os sushis para uma tábua e, com uma faca bem afiada, corte em rodelas de aproximadamente 3 cm de espessura. Lave bem o pepino retirando todo o excesso do sal, depois tempere com o restante do açúcar, do vinagre e do gergelim. Coloque o molho shoyu a parte e sirva a saladinha e o wasabi ao lado dos sushis. Salpique o restante da cebolinha por cima do sushi.

Veja também

Taquitos Integral de Búfala, Tomate e Manjericão com Rúcula
Espaguete de Frutos do Mar com Azeite de Ervas
Bolinho de Feijoada com Molho de Pimenta e Vinagrete