Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 129g (1/8 porção) Valor energético 231kcal=966kj (12%VD); Carboidratos 35.22 (12%VD); Proteínas 9.58 (13%VD);Gorduras totais 2.55 (5%VD); Gorduras saturadas 0.78 (4%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 0.81 (3%VD); Sódio 333.93 (14.%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Médio

Tempo de Preparo

40

Calorias

923kcal=3862kj

Antigamente, no Japão, os pescadores usavam uma técnica de guardar o peixe sobre camadas de arroz cozido para conservá-los por mais tempo. Essa técnica aos poucos foi se transformando em um prato. Até que, finalmente, vários temperos como vinagre, shoyu e wasabi foram enriquecendo ainda mais o seu sabor. Confira!

Assine Agora

Chef Comfort Food/ Snack

Passo a Passo

  1. Corte o pepino em rodelas bem fininhas. Coloque-o em um recipiente com 1 colher de chá de sal, misture bem e deixe descansar para desidratar por 10 minutos. Corte a cebolinha em finas rodelas e a cenoura em tirinhas bem fininhas.

  2. Em uma panela pequena, coloque o arroz com 500 ml de água, 5 g de açúcar, metade do vinagre e tempere com sal. Deixe cozinhar em fogo médio por 15 minutos com a panela semiaberta.

  3. Em um bowl, junte o atum, o cream cheese e metade da cebolinha. Reserve. Em um outro bowl, dissolva o wasabi em aproximadamente 10 ml de água e misture bem até que vire uma pastinha. Depois, enrole entre as mãos como se fosse um brigadeiro e reserve.

  4. Retire o arroz da panela e transfira para um bowl ou recipiente para que esfrie mais rápido. Dobre o papel manteiga ao meio, estique-o em uma superfície lisa e coloque 1 folha de alga por cima. Espalhe o arroz por toda a alga, deixando apenas uma das borda sem. Dica: molhe sempre as pontas dos dedos para que o arroz não grude nas mãos. A seguir, polvilhe um pouco de gergelim por cima do arroz. Lembrando que o gergelim será usado nas algas restantes e na salada sunomomo.

  5. Para rechear o sushi, coloque as tiras de cenoura fazendo uma fileira, na borda do arroz. Então coloque a mistura do atum ao lado da cenoura. Com ajuda do papel manteiga, enrole o sushi pressionando delicadamente até o final da alga. Passe água com a ponta dos dedos na borda da alga que está sem arroz para grudar e fechar o sushi. Repita o passo 4 e 5 com o restante das algas e dos recheios.

  6. Transfira os sushis para uma tábua e, com uma faca bem afiada, corte em rodelas de aproximadamente 3 cm de espessura. Lave bem o pepino retirando todo o excesso do sal, depois tempere com o restante do açúcar, do vinagre e do gergelim. Coloque o molho shoyu a parte e sirva a saladinha e o wasabi ao lado dos sushis. Salpique o restante da cebolinha por cima do sushi.

Veja também

Lascas de Bacalhau com Cebola Roxa em Cama de Batata Doce
Salada de Grãos com Damasco
Contrafilé Cítrico de Lima da Pérsia com Salada de Feijão Preto e Amêndoas