Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 203g (1/8 porção) Valor energético 527kcal=2205kj (26%VD); Carboidratos 67.51 (23%VD); Proteínas 25.36 (34%VD);Gorduras totais 15.82 (29.%VD); Gorduras saturadas 2.18 (10%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 2.54 (10%VD); Sódio 1544.86 (64%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

2107kcal=8817kj

Este prato, apreciado no Brasil, é originário da Rússia. Da família Stroganov, criado desde 1500, o que dificulta saber quem criou o prato, de fato. Com a base de carne, cebola e creme de leite, nessa versão, a adição de mostarda e vodka dão um toque especial a receita sem tirar o seu conceito tradicional. Experimente!

Assine Agora
Cheftime

Chef Cheftime

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 200°C. Pique a salsinha finamente. Corte a batata em fatias bem finas. Corte o limão pela metade e separe o cogumelo com as mãos.

  2. Em um bowl pequeno, coloque metade do azeite, adicione 3 g de sal, metade da salsinha e uma pitada (1/3) da páprica. Coloque as batatas enfileiradas, em uma assadeira e regue essa mistura do azeite por cima. Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos ou até darem uma leve dourada.

  3. Em um bowl, coloque a farinha de trigo, 4 g de sal, a pimenta do reino (a gosto), o restante da páprica e misture bem. Despeje as iscas de mignon dentro e misture bem com as mãos envolvendo toda a carne na farinha. Em uma frigideira em fogo alto, aqueça metade do azeite que ainda resta na receita, e sele as iscas por aproximadamente 6 minutos, ou até dourar. Não mexa muito para a carne não soltar água. Passado esse tempo, adicione a cebola em brunoise e misture mais 1 minuto.

  4. Em seguida, retire a frigideira do fogo e, adicione a vodka. Volte ao fogo para flambar, inclinando a frigideira ligeiramente para que a vodca atinja a chama do fogo, sempre com muito cuidado! Se você não se sentir seguro, não se preocupe, o álcool contido irá evaporar da mesma forma. Espere o fogo baixar e adicione a mostarda, metade do creme de leite, mexa para incorporar bem e ajuste o sal. Cozinhe por 2 minutos e reserve na panela para manter aquecido.

  5. Em outra frigideira, aqueça o restante do azeite em fogo alto e refogue os shimeji. Deixe dourar por aproximadamente 3 minutos e finalize com a salsinha picada e 2 g de sal.

  6. Para fazer o sour cream, coloque em um recipiente o restante do creme de leite bata rapidamente com um fouet até que dobre de volume e fique aerado. Por fim, esprema algumas gotas do limão e tempere com 1 g de sal. Para montar o prato, coloque o strogonoff no centro, as batatas de um lado e o shimeji de outro. Disponha o sour cream por cima do strogonoff e sirva a seguir.

Veja também

Chuleta ao Molho Aioli e Tomate Assado com Ricota
Beirute de Mignon e Cheddar
Sticks de Tender e Abacaxi com Farofa de Bacon