Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 78g (1/8 porção) Valor energético 86kcal=362kj (4%VD); Carboidratos 5.36 (2%VD); Proteínas 9.83 (13%VD);Gorduras totais 2.72 (5%VD); Gorduras saturadas 0.37 (2%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 0.68 (3%VD); Sódio 77.07 (3%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

20

Calorias

346kcal=1447kj

O Steak Tartare é um prato francês a base de carne crua bem temperada, de corte leve e sem fibrosidade. A tradição francesa pede que os ingredientes sejam servidos separadamente, mas é comum encontrar tudo já misturado, o que garante um equilíbrio maior do sabor. Para acompanhar, salada verde e croutons. Confira!

Assine Agora

Chef Leve / Snack

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 150°C. Descasque a cebola e corte em cubinhos bem pequenos. Pique o pepino e a alcaparra em cubinhos bem pequenos. Corte a cebolinha em finas rodelas.

  2. Corte o pão de forma em cubos de 1 cm. Coloque os cubos em uma assadeira, regue com um fio de azeite, tempere com sal e pimenta a gosto e leve ao forno para assar por aproximadamente 10 minutos. Dica: cheque sempre o forno e, se achar necessário, vire os croutons de lado na metade do tempo para dourarem por igual.

  3. Para fazer o steak, coloque a carne sobre uma tábua e corte-a em cubinhos bem pequenos, o menor que conseguir, de preferência. Em seguida, coloque em um recipiente.

  4. Adicione ao recipiente junto com a carne, a mostarda, o molho inglês, a alcaparra, a cebola, o catchup, metade da cebolinha e o pepino. Misture bem com uma colher e se achar necessário tempere com sal e pimenta a gosto.

  5. Para fazer o "aro" onde será enformado o steak tartare, abra o papel alumínio e dobre ao meio no sentido da largura. Em seguida dobre mais uma vez e siga esse processo até que a folha fique com tamanho aproximado de 15 cm de altura.

  6. Então una as duas pontas formando um círculo, para obter o aro redondo. Apoie-o no prato e coloque o steak tartare dentro, moldando com ajuda das costas de uma colher alisando a superfície. Ao final, quebre o ovo de codorna e separe a gema da clara. Coloque a gema por cima do steak tartare. Se preferir, sirva sem a gema. Coloque as folhas de alface ao lado, salpique os croutons e a cebolinha por cima.

Veja também

Salmon Tacos - com Vinagrete de Coentro e Cebola Roxa
Mini Almôndegas de Peru ao Molho Teriyaki com Quinoa Mista
Chuleta Barbecue com Batatas Rústicas ao Lemon Pepper