Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 154g (1/8 porção) Valor energético 196kcal=821kj (10%VD); Carboidratos 11.98 (4%VD); Proteínas 14.68 (20%VD);Gorduras totais 8.3 (15%VD); Gorduras saturadas 0.81 (4%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1.69 (7%VD); Sódio 522.58 (22%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

25

Calorias

784kcal=3283kj

Chegou o momento de impressionar e dar um up no Steak Suíno que você está acostumado a comer. Nesta receita o chef Lucas Fischer te ensina a preparar um delicioso molho agridoce com damasco e gengibre, além de um purê simples de abóbora, garantindo cor e sabor. Faça e comprove!

Assine Agora
Luke and Cook

Chef Luke and Cook

Lucas Fischer, formado em Confeitaria pelo Senac, atua na área de gastronomia há quatro anos, sendo hoje Coordenador de Conteúdo Gastronômico do Cheftime, grupo Pão de Açúcar. Além disso é produtor de conteúdo gastronômico para a Nestlé, tendo duas webséries com a marca e é também culinarista no programa "Mulheres" da TV Gazeta. Participou da segunda temporada do Bake Off Brasil, no SBT, e também tem um canal dedicado à confeitaria no Youtube. Conhecido pela sua marca Luke and Cook, é apresentador e tem como característica principal seu bom-humor e irreverência.

Passo a Passo

  1. Coloque a abóbora em uma panela e cubra com 2 dedos acima de água. Cozinhe em fogo alto por aproximadamente 15-20 minutos, ou até que fiquem macia, mas cuidado para não cozinhar em excesso porque podem desmanchar.

  2. Corte o rabanete em finas rodelas, o máximo que conseguir, se preferir, use um mandolim, ou fatiador de legumes. Corte o damasco em cubos pequenos. Descasque e pique o gengibre em cubos. Desfolhe o tomilho.

  3. Coloque o rabanete fatiado em um bowl, adicione 50 ml de água, o vinagre, 1 sachê de sal, 2 sachês de açúcar e misture bem. Deixe descansando para que ele fique levemente desidratado, enquanto prepara o restante dos passos.

  4. Tempere o steak suíno com o alho em pó, 4 sachês de sal e a pimenta a gosto. Desfolhe o tomilho, polvilhando sobre os filés. Em uma frigideira, aqueça o azeite em fogo alto e sele o steak suíno por aproximadamente 8 minutos, virando de lado na metade do tempo. Reserve em um prato.

  5. Na mesma frigideira, faça o molho. Coloque 50 ml de água, o restante do açúcar, o damasco, o gengibre, 1 sachê de sal, misture bem e deixe reduzir por aproximadamente 5 minutos, ou até que engrosse e comece a caramelizar. Dica: se depois de frio o molho ficar muito duro, respingue algumas gotas de água e misture até voltar na textura cremosa.

  6. Faça o purê. Escorra a água da abóbora e amasse-a com ajuda de um garfo até ficar homogêneo. Volte para a panela, adicione a manteiga, tempere com 3 sachês de sal e misture bem até ficar cremoso. Montagem: coloque o purê em um lado do prato e, com a parte de trás de uma colher, puxe-a para baixo, desenhando no prato. Disponha o steak ao lado e a saladinha de rabanete junto.

Veja também

Carne Moída Temperada com Arroz Integral e Salada de Rúcula
Linguiça Toscana com Erva Doce e Brócolis ao Tomilho
Uva Italia (porção)