Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 273,75g (1/4 porção) Valor energético 415kcal=1736kj, %VD 21% Carboidratos 35g, %VD 12% Proteínas 17g, %VD 23% Gorduras totais 23g, %VD 41% Gorduras saturadas 3g, %VD 15% Gorduras trans 0g, %VD ** Fibra alimentar 3g, %VD 11% Sódio 70mg, %VD 3% (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

20

Calorias

830kcal=3473kj

O steak au poivre é uma receita clássica da cozinha francesa. É composto por uma carne que leva uma camada de pimenta verde e um molho bem cremoso a base de creme de leite e conhaque. Acompanha o purê de mandioquinha para contrastar com a picância do molho. Confira!

Assine Agora

Chef Comfort Food

Passo a Passo

  1. Descasque a mandioquinha e corte em pedaços grosseiros de 4 cm. Coloque a mandioquinha em uma panela e cubra com 3 dedos acima de água. Cozinhe em fogo alto por aproximadamente 20 minutos, ou até que fique macia. Tampe a panela para cozinhar mais rapidamente. Pique a salsinha finamente. Dica: uma outra forma mais rápida de fazer purê é cozinhando no microondas. Coloque a mandioquinha cortada em um recipiente e leve ao microondas em potência máxima, de 5 a 10 minutos.

  2. Tempere os filés com sal e pimenta. Pique a pimenta verde grosseiramente sobre uma tábua e, a seguir, coloque os filés por cima espalhando a pimenta pelos 2 lados. Aperte ligeiramente com as mãos para que elas fiquem bem grudadas na carne. O nível de pimenta dessa receita é alto, caso prefira menos picante, coloque a pimenta apenas no molho.

  3. Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite em fogo médio e sele os filés por 4 minutos, ou até dourarem. Vire de lado na metade do tempo e termine a cocção. Retire os filés da frigideira e reserve-os em um prato. Mantenha na frigideira o excesso da pimenta que soltou da carne para fazer o molho.

  4. Em fogo médio, adicione o conhaque na frigideira e misture por 1 minuto, até que evapore pela metade. Adicione metade do creme de leite, 50 ml de água, metade da salsinha e mexa até ferver. Tempere com sal a gosto e coloque os filés de volta na frigideira, para mantê-los quente. Desligue o fogo enquanto faz o purê.

  5. Para fazer o purê, reserve a água do cozimento em um recipiente e mantenha a mandioquinha na panela. Com ajuda de um garfo ou espremedor, amasse a mandioquinha até formar uma purê. Adicione um fio de azeite e o restante do creme de leite. Misture bem com uma espátula e tempere com sal a gosto. Se preferir o purê mais liso, adicione a água do cozimento (reservada) aos poucos e misture até que fique no ponto desejado. Sirva o purê com o filé em um prato e salpique o restante da salsinha.

Veja também

Contrafilé Recheado de Provolone com Salada de Beterraba e Lentilha
Robalo em Crosta de Castanhas e Purê de Batata-doce
Bisteca Suína com Trigo e Espinafre