Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 64g (1/8 porção) Valor energético 235kcal=984kj (12%VD); Carboidratos 19.83 (7%VD); Proteínas 13.3 (18%VD);Gorduras totais 11.02 (20%VD); Gorduras saturadas 4.64 (21%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 0.61 (2%VD); Sódio 954.04 (40%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

15

Calorias

940kcal=3936kj

Spaghetti Alla Carbonara é um dos pratos mais emblemáticos da Itália. Com origem incerta, mas muito famoso em Roma, o prato leva poucos ingredientes e traz uma combinação única de textura e sabor. A junção de massa grano duro, queijo, gemas, guanciale e a pimenta do reino transforma o Spaghetti Barilla em um prato incrível. Trazemos aqui uma variação da receita que vai te tornar um Master of Pasta! Buon Appetito!

Assine Agora
Barilla

Chef Barilla

Com mais de 140 anos de história, a Barilla é hoje a maior fabricante de massas do mundo! E quando se trata de massa grano duro e do ponto ideal da massa, o ponto al dente, eles são mestres no assunto. Juntando ingredientes de alta qualidade e compartilhando as dicas e técnicas corretas, é possível revelar o chef que há em cada um, no seu estilo e forma, mas sempre buscando mais e melhor, tornando-se um MASTER OF PASTA.

Passo a Passo

  1. Em uma panela grande, adicione 2 litros de água e coloque em fogo alto para ferver. DICA: Não é necessário usar óleo ou azeite. Com uma massa de qualidade e bastante água, a massa não gruda. Enquanto isso, com uma faca, retire o couro do guanciale e descarte. Em seguida, corte-o em cubos de aproximadamente 2 cm, ou tirinhas finas. Aqueça uma frigideira em fogo médio e coloque o guanciale para dourar por cerca de 4 minutos, mexendo de vez em quando para dourar os lados por igual. Apague o fogo e mantenha-o na frigideira.

  2. Com as costas de uma colher ou uma faca deitada, amasse os grãos da pimenta pressionando com as mãos. Essa é uma técnica para facilitar o processo de cortar os grãos de pimenta sem que eles pulem para fora da tábua. Em seguida, quando estiverem triturados grosseiramente, use uma faca para picar finamente e reserve. DICA: a pimenta em grãos triturada na hora, libera um aroma fantástico.

  3. Prepare a mistura das gemas com o queijo. Quebre os ovos e separe as gemas das claras. Reservando-as em recipientes separados. Adicione no recipiente das gemas, 2 colheres de sopa de água fria, metade do queijo ralado e metade da pimenta triturada. Misture bem com um garfo até que todos os ingredientes fiquem incorporados e reserve. DICA: nesta receita vamos usar apenas as gemas, então guarde as claras armazenando-as em refrigeração por 2 dias e use em outras preparações de acordo com sua preferência.

  4. Quando a água da panela estiver fervendo, adicione todos os sachês de sal refinado e o Spaghetti Grano Duro Barilla, mexendo nos primeiros minutos com uma colher, para que a massa fique soltinha. Deixe cozinhar por 6 minutos, 2 minutos antes do tempo indicado na embalagem, pois o término do cozimento será feito diretamente com o molho.

  5. Faltando 1 minuto para terminar o cozimento da massa, volte a frigideira com o guanciale para o fogo alto para aquecer. Não descarte a água do cozimento da massa. Retire o spaghetti da água com ajuda de uma peneira ou pegador e transfira diretamente para a frigideira, junto ao guanciale. Adicione 2 conchas da água do cozimento e misture, terminando o cozimento em fogo médio pelo tempo restante de 2 minutos. DICA: Não há necessidade de lavar a massa antes de juntá-la ao molho. Além de manter a massa quente, preserva o amido presente nela, o que ajuda o molho a aderir melhor à massa.

  6. Retire a frigideira do fogo para abaixar a temperatura, em seguida, coloque mais 1 concha da água do cozimento e despeje a mistura das gemas de uma vez, também na frigideira, mexendo vigorosamente em movimentos circulares para que a gema não coagule. Continue misturando até que o queijo derreta e o molho seja incorporado na massa. Dica de montagem: com ajuda de um garfo, enrole a massa dentro de uma concha para fazer um formato semelhante a um ninho. Finalize com o restante do queijo e da pimenta moída no passo 2 e buon appetito!

Veja também

Cação ao Molho de Limão Siciliano com Ervilha Torta
Lámen com Lombo Suíno e Broto de Bambu
Carne Moída ao Perfume de Alecrim com Couve-Flor Assada