Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Sofiotti Modernista recheado de cordeiro e mussarela, sobre béchamel de sálvia e alho negro

Tabela Nutricional

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

1180kcal=4935kJ

Inspirado na semana de 22, marco do modernismo no Brasil, o Chef Roberto Calafiori, especialista em cozinha italiana e proprietário do Sabbatino Rosticceria & Ristorante, elaborou uma receita inovadora e livre de expressão. Assim como os artistas da época, o Chef pintou e bordou em sua massa típica italiana, o sofiotti: trazendo cores para o prato e novas texturas no paladar principalmente com o delicioso recheio de carne de cordeiro e mussarela. Vivencie essa arte culinária e inspire-se!

Assine Agora
Roberto Calafiori

Chef Roberto Calafiori

Sabbatino Rosticceria & Ristorante

Formado em gastronomia, atua há mais de 15 anos no mercado de restaurantes, passando por várias casas, e há dois anos comanda a cozinha do Sabbatino Rosticceria & Ristorante.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 180°C. Se necessário, escorra o soro da alcaparra e, em seguida pique até que fique triturada. Pique o alho negro em cubos pequenos e desfolhe a sálvia, e separe 2 folhinhas pra decorar o prato no final.

  2. Em uma frigideira antiaderente, aqueça o azeite em fogo alto e refogue a cebola por aproximadamente 1,5 minutos. Adicione o cordeiro, a alcaparra e continue refogando, mexendo sempre, por mais 2 minutos. Tempere com 2 g de sal e a pimenta preta. Segundo o Chef se seu paladar é sensível a pimenta use somente a metade. Em seguida, misture bem. Transfira o refogado sobre uma peneira grande e apoie em uma vasilha, isso garantirá que escorra o excesso de água do recheio da massa. Reserve.

  3. Para preparar o molho, use a mesma frigideira. Coloque-a em fogo baixo, adicione a manteiga e deixe-a derreter. Em seguida coloque as folhas de sálvia e espere cozinhar cerca de 1 minuto. Acrescente o molho branco enquanto estiver quente (não precisa ferver) adicione o alho negro. Misture bem para que o alho negro desgrude um do outro. Em seguida, ajuste o sabor com o restante de sal, ou de acordo com o seu paladar. Reserve.

  4. Em uma superfície lisa, coloque a massa com o lado colorido para baixo. Em um recipiente misture o refogado de cordeiro com a mussarela ralada e, com auxílio de uma colher de sobremesa, coloque o recheio bem no meio da massa. Dica: não molhe a massa, pois isso faz com que elas não grudem na hora de fechar.

  5. Para fechar a massa, puxe 2 pontas por cima do recheio grudando uma na outra. Em seguida, traga as outras 2 pontas por cima, e faça uma leve pressão para que elas grudem e fiquem em formatos de envelope. Dica: feche a massa, comprimindo bem o recheio para que não fique com ar dentro.

  6. Repita o passo 5 com o restante da massa e dos recheios. Em uma assadeira, espalhe o molho e coloque as massas por cima, lado a lado, com a dobradura para baixo. Feche com o papel alumínio e asse por 15 minutos. Sirva em um prato com o molho e decore com a sálvia reservada. Segundo o chef esse é um bom momento para abrir um vinho e brindar esse momento tão apetitoso.

Veja também

Saint Peter em Crosta de Quinoa ao molho Chimichurri com Purê de Beterraba
Frango ao Curry Asiático com Mini Baguete de Gergelim
Homus de Beterraba com Mini Quibe Assado