Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Sirloin recheado de brie e aspargos e acompanhado de purê de agrião e cenoura caramelizada

Tabela Nutricional

Porção de 576,5g (1/2 porção) Valor energético 844kcal=3530kJ, VE-VD 0,42 Carboidratos 49g, C-VD 0,16 Proteínas 48g, P-VD 0,64 Gorduras totais 51g, GT-VD 0,93 Gorduras saturadas 8g, GS-VD 0,35 Gorduras trans 0g, GT-VD ** Fibra alimentar 5g, FA-VD 0,21 Sódio 1923mg, S-VD 0,8. (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

40 minutos

Calorias

844kcal=3530kJ

Sirlon é um corte de carne bastante disputado nas cozinhas americanas. No Brasil é também bastante apreciado e popularmente chamado de bombom de alcatra. Confira esse delicioso corte de carne recheado com aspargos e brie, e, para completar o sabor, a fantástica cenoura caramelizada no mel de laranjeira. Experimente!

Assine Agora
Isabela Cordaro

Chef Isabela Cordaro

Mini Empório

Isabela Cordaro é chef proprietária do bistrô Miniempório. Cursou Pós-Graduação em História e Cultura da Gastronomia pelo Senac-SP e em Hautes Études du Goût pela Universidade de Reims Champagne-Ardenne (França); fez Gastronomia na Universidade Anhembi Morumbi e completou seus estudos no Le Cordon Bleu de Londres, onde morou quase dois anos e passou por restaurantes renomados como Brasserie Gérard. Em São Paulo, trabalhou no Café Journal, Valentina, Spago e no Santé13 em Brasília, e em 2013 abriu o Miniempório como uma loja virtual de produtos artesanais sob encomenda. O pequeno negócio cresceu e virou, além da loja física, uma cafeteria e bistrô com cardápio para almoço que muda todos os dias, em Pinheiros, SP.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 180°C. Descasque as batatas, corte-as em cubos pequenos, coloque-as numa panela, cubra com água (3 dedos acima) e leve ao fogo alto de 15 a 20 minutos. Em seguida, com os dedos, quebre a parte branca do talo dos aspargos, depois corte-o ao meio (corte longitudinal). Aqueça uma frigideira em fogo alto e adicione um fio de azeite (uma colher de chá). Coloque os aspargos e grelhe de 2 a 3 minutos, até dar uma leve dourada. Tempere com 1 g de sal, desligue o fogo e reserve-os num recipiente.

  2. Descasque a cenoura e divida em 8 partes iguais e longitudinais (finas e compridas), depois, corte o brie em tiras médias (reserve-os). Em fogo alto, esquente a mesma frigideira usada no passo anterior. Coloque as cenouras e grelhe de 2 a 3 minutos, mexendo quando lembrar até dourá-las. Adicione 50 ml de água, tampe e deixe cozinhar por mais 4 minutos, ou até secar. Retire a tampa e adicione metade da manteiga e o mel de laranjeira. Tempere com 1 g de sal e deixe até dar uma leve dourada, cerca de 1 a 2 minutos. Desligue o fogo e reserve-as num recipiente, aproveitando o molho.

  3. Tempere os filés com 3 g de sal e metade da pimenta pimenta preta. Aqueça uma frigideira em fogo alto e, depois de bem quente, adicione um fio de azeite e sele a carne em apenas de um lado até ficar bem dourada, cerca de 2 minutos. Se preferir a carne mais passada sele o outro lado por mais 30 segundos, somente. Desligue o fogo e coloque-as sobre a tábua, com a parte mais crua voltada para cima.

  4. Tempere a parte que não foi selada com 1 g de sal e uma pitada preta moída. No centro, coloque a fatia de queijo brie e de aspargos. Em seguida, enrole o filé da carne formando um "rocambole" e prenda com palitos de dente. Dica: amasse ou bata na ponta da carne antes de fechar, isso garantirá que a carne grude. Transfira a carne para uma assadeira antiaderente e leve ao forno de 10 a 15 minutos e desligue.

  5. Separe as folhas do cabinho do agrião e reserve. Em seguida, escorra a água das batatas e amasse-as na própria panela, com um garfo ou amassador de batatas. Coloque o fogo no médio e misture bem. Adicione o creme de leite, o parmesão ralado, o restante da manteiga, uma pitada da noz-moscada enviada (não é necessário usar toda, faça de acordo com seu paladar) e mexa até obter uma mistura lisa e homogênea, cerca de 2 a 3 minutos. Ajuste o sabor com o restante de sal ou de acordo com seu paladar. Desligue o fogo, adicione as folhas de agrião e misture bem.

  6. Retire a carne do forno e deixe-a descansar (na própria assadeira). Em seguida, corte a carne recheada ao meio, como se fosse um medalhão e remova os palitos cuidadosamente. Na hora de servir, coloque o purê em uma das extremidades do prato, com os medalhões recheados ao lado e por cima a cenoura caramelizada. Ao final, decore com os brotos de agrião por cima do purê e bom apetite!

Veja também

Sopa de Mandioquinha com Shimeji
Merluza Assada com Purê de Cenoura e Tomatinho
Papinha de feijão com legumes selecionados e macarrão de letrinhas