Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 154g (1/8 porção) Valor energético 244kcal=1023kj (12%VD); Carboidratos 7.39 (2%VD); Proteínas 18.48 (25%VD);Gorduras totais 15.55 (28.%VD); Gorduras saturadas 1.46 (7%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1.07 (4%VD); Sódio 406.69 (17%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

20

Calorias

977kcal=4089kj

Esse prato único é uma transformação de um clássico em um exótico, quase afrodisíaco: a receita de shakshouka israelense com almôndegas de cordeiro e uma combinação de temperos, te transportam para outra época e lugar. Quente, afetuoso e suculento. Um bônus: tem baixíssimo índice glicêmico e é livre de glúten e laticínios.

Assine Agora
Hugo Faz

Chef Hugo Faz

Cheftime

Passo a Passo

  1. Pique a salsinha e o coentro finamente. Em um bowl grande, adicione o patinho, a carne de cordeiro moída, o cominho, a páprica, o gengibre, o coentro, o cravo, metade da salsinha, a pimenta do reino, metade da cebola e do alho picados e metade da flor de sal. Misture tudo com as mãos até formar uma massa homogênea.

  2. Faça almôndegas enrolando bolinhas de tamanho aproximado de 3 cm. Reserve em um prato.

  3. Em uma panela grande ou frigideira de borda alta, aqueça o azeite em fogo médio por 1 minuto e adicione o restante da cebola e do alho. Refogue por mais 1 minuto ou até que comecem a dourar. Acrescente então os tomates pelados e cozinhe no fogo alto por 5 minutos. Amasse bem os pedaços de tomate maiores durante o cozimento, com auxílio de uma colher ou garfo.

  4. Acrescente ao molho o extrato de tomate e misture para incorporar bem. Acrescente por fim as almôndegas, espalhando-as sobre o molho. Tampe e deixe cozinhar por 2 minutos. Então, abaixe o fogo para médio, acrescente o restante da flor de sal e cozinhe por mais 6 minutos.

  5. Com cuidado, quebre os ovos um por um e coloque-os na panela lado a lado, sem mexer. Tampe e cozinhe por apenas 2 minutos, para que a clara fique firme mas a gema se mantenha pastosa. Caso prefira a gema mais durinha, cozinhe por mais 2 minutos.

  6. Polvilhe o restante da salsinha picada sobre o shakshouka. Para servir, use uma escumadeira. Coloque um ovo no centro de cada prato de servir, cerque-o com as almôndegas e o molho. Aproveite essa refeição de aquecer o coração.

Veja também

Frango ao Tomilho com Escarola, Pupunha e Berinjela Assada
Espaguete de Pupunha e Abobrinha com Mini Almôndegas
Truta com Arroz Integral e Salada de Mix de Ervas