Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Sashimi de Salmão ao Gergelim Flambado no Conhaque com Espaguete de Pupunha Cítrico

Tabela Nutricional

Porção de 158g (1/8 porção) Valor energético 170kcal=710kj (8%VD); Carboidratos 5.91 (2%VD); Proteínas 11.04 (15%VD);Gorduras totais 11.99 (22%VD); Gorduras saturadas 0.92 (4%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 2.96 (12%VD); Sódio 254.32 (11%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

25

Calorias

679kcal=2839kj

O salmão é um peixe extremamente saboroso e muito apreciado nos melhores restaurantes do mundo todo. Nessa receita ele foi levemente passado no gergelim para que formasse uma crosta, em seguida foi flambado no conhaque, soltando todos os seus aromas. Para acompanhar, um espaguete de legumes temperado com limão, que finalizou complementando os sabores do prato.

Carina Orlando

Chef Carina Orlando

Cheftime

Formada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi, a Chef Carina Orlando inicia sua carreira como estagiária no Grupo Charlô. Ao longo de sua carreira, em 2009 acabou sendo contratada como cozinheira e, mais tarde, como chef de Eventos. Nesse período, passou por diversos e importantes eventos como, por exemplo, Fórmula 1 e Copa das Confederações. Em 2013, foi contratada pelo Buffet Rojo Criatividade Gourmet com a responsabilidade de coordenar e gerenciar a cozinha do Buffet.

Passo a Passo

  1. Corte a cebolinha na transversal. Corte o palmito e a abobrinha em fatias finas, com auxílio de um descascador de legumes. Em seguida, corte-os em tirinhas fininhas. Retire as raspas do limão e corte-o ao meio.

  2. Em uma frigideira, aqueça metade do azeite com a manteiga em fogo médio, em seguida, coloque o pupunha e misture por 1 minuto. Adicione 100 ml de água e deixe evaporar. Coloque a abobrinha e refogue mexendo de vez em quando, até que eles fiquem levemente murchos, semelhante a um espaguete. Ao final, esprema o suco do limão (a gosto) e tempere com 4 g de sal e metade da pimenta (ou de acordo com seu paladar). Reserve na frigideira para não esfriar.

  3. Coloque os gergelins preto e branco em um recipiente e empane os filés de salmão por todos os lados. Em uma frigideira, aqueça o restante do azeite em fogo médio e quando começar a esfumar, coloque os filés de salmão e sele rapidamente, cerca de 1 minuto cada lado, apenas para dar uma dourada ao redor dos filés. O ponto ideal é deixar o salmão cru no meio, caso prefira mais passado, deixe selar mais 1 minuto cada lado.

  4. Derrame o conhaque no fundo da frigideira e vire-a até atingir a chama do fogo. Caso o seu fogão não possua chama, acenda com um isqueiro ou fósforo. Flambe os filés, balançando vagarosamente a frigideira em movimentos circulares, até que a chama se apague sozinha.

  5. Coloque o salmão sobre uma tábua e, com um faca bem afiada, corte-o em fatias finas, como um sashimi. Tempere o salmão com 4 g de sal e o restante da pimenta, ou de acordo com a sua preferência. Para montagem, enrole o espaguete de legumes em um garfo coloque em um prato. Coloque as fatias do salmão, enfileiradas, ao lado do espaguete de legumes. Salpique as raspas do limão e a cebolinha picada sobre o espaguete, desfolhe as pétalas de rosa para decorar o prato.

Veja também

Sticks de Tender e Abacaxi com Farofa de Bacon
Frango na Mostarda com Panko e Batata doce Assada com Couve Manteiga
Maminha ao Molho de Échalotes com Palitinhos de Legumes