Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 151g (1/8 porção) Valor energético 218kcal=911kj (11%VD); Carboidratos 21.82 (7%VD); Proteínas 11.43 (15%VD);Gorduras totais 6.54 (12%VD); Gorduras saturadas 1.36 (6%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1.6 (6%VD); Sódio 812.35 (34%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

870kcal=3642kj

A saltimbocca é um prato italiano que tem sua caraterística principal a aromatização com sálvia, feita na carne, depois envolta no presunto parma e selada no azeite, intensificando ainda mais os aromas e sabores. Para acompanhar, uma deliciosa musseline de mandioquinha, um purê feito com creme de leite. Aproveite!

Assine Agora
May Coqueto

Chef May Coqueto

CHEFTIME

Recém formada em gastronomia na Universidade Anhembi Morumbi, Mayara desistiu da faculdade que estava cursando para seguir a sua paixão pela cozinha, começou cozinhar ainda pequena e foi se apegando pelas técnicas e pelos sabores que acabou conhecendo pela sua própria cozinha, livros e pelos programas que assistia na TV. Ainda na faculdade realizou o sonho de fazer o lab, no Mani, ao lado da grande chef Helena Rizzo, aperfeiçoando seus conhecimentos e técnicas e tendo certeza que a cozinha é o seu lugar.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 180°C. Descasque e corte a mandioquinha em rodelas grosseiramente, coloque tudo em uma panela com 3 g de sal, cubra com 3 dedos acima de água e deixe cozinhar por 20 minutos ou até ficar em um bom ponto para amassar.

  2. Tempere os 2 lados dos medalhões com 4 g de sa e a pimenta a gosto. Salpique metade da farinha sobre os medalhões, levemente fazendo uma fina camada. Coloque 1/3 da manteiga em uma frigideira em fogo médio e sele os medalhões por aproximadamente 2 minutos cada lado, ou até ficar dourado.

  3. Retire a carne da frigideira e coloque as folhas de sávia sobre os medalhões. E, seguida, enrole-os nas fatias de presunto cru e coloque-os em um recipiente próprio para o forno. Leve para assar por aproximadamente 10 minutos. Caso prefira o ponto da carne mais passado, deixe mais 3 minutos, ou de acordo com seu paladar.

  4. Dissolva o restante farinha em 30 ml de água (3 colheres de sopa) em um copo. Derrame essa mistura na mesma frigideira da carne em fogo médio, adicione o vinho branco e raspe o fundo com uma espátula de silicone, para extrair todos os sabores da carne que ficou no fundo da frigideira. Misture bem até ferver e começar a engrossar. Então, adicione metade do creme de leite, mais um 1/3 da manteiga, tempere com 2 g de sal e reserve e misture até chegar na textura de molho.

  5. Retire a mandioquinha da panela, amasse bem com a ajuda de um espremedor ou um garfo, volte para a panela, adicione o restante do creme de leite e da manteiga e misture bem incorporando tudo. Prove e acerte o sal caso ache necessário. Sirva o mousseline de mandioquinha com a carne ao lado e regue com o molho de vinho por cima. Aproveite!

Veja também

Frango com Creme de Milho, Arroz e Batata Palha
Cuscuz Marroquino com Açafrão e Queijo Feta
Bifum Japonês com Frango ao Perfume de Gergelim