Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 499g (1/2 porção) Valor energético 626kcal=2618kJ (31%VD); Carboidratos 36g (12%VD); Proteínas 44g (59%VD);Gorduras totais 34g (62%VD); Gorduras saturadas 3g (16%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 3g (12%VD); Sódio 871mg (36%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

626kcal=2618kJ

Esse é um prato completo, contemporâneo e de paladar complexo. A redução de laranja com a pungência do açafrão harmoniza com o sabor leve do salmão. As batatas ao murro são coroadas pelo delicioso sour cream, que acrescenta a acidez ideal, e completa com o aroma floral adocicado do dill. Este salmão vai te supreender!

Assine Agora
Paloma Zaragoza

Chef Paloma Zaragoza

ONG Banco de Alimentos

Passo a Passo

  1. Corte as batatas com casca em cubos pequenos e coloque em uma panela média. Cubra com água e deixe cozinhar em fogo alto por 20 minutos. Em seguida, retire um pedaço comprido da casca da laranja (somente a parte laranja) e faça tirinhas finas. Depois, segure com a ponta dos dedos e torça cada lado da tirinha, formando um mini-espiral. Reserve para a decoração do prato. Em seguida, corte a laranja ao meio, retire o suco e reserve.

  2. Para preparar a marinada do peixe, coloque os filés em um recipiente, adicione o suco de laranja reservado, o açafrão em pó, 1/2 da pimenta preta moída, 1/2 do azeite e 2 g de flor sal. Misture delicadamente os filés ao tempero e deixe marinar por aproximadamente 5 minutos.

  3. Para preparar o sour cream, corte o limão ao meio, retire o suco e reserve. Em um recipiente ou bowl pequeno, coloque o cream cheese, 2 g de flor sal e 1/2 do suco de limão. Com auxílio de uma colher, misture bem e reserve. Dica: Se o seu paladar é bastante sensível a acidez, coloque o suco do limão aos poucos.

  4. Retire o salmão da marinada. Em fogo alto, aqueça uma frigideira com o restante do azeite e sele o salmão (com a pele primeiro virada para baixo) por 2 minutos, virando de lado na metade do tempo. Ao final, coloque 1 colher de sopa da marinada de laranja e vá molhando o salmão até reduzir o molho. Desligue o fogo e transfira os filés para um prato. DICA: ao colocar a marinada, deixe-a ferver até começar a caramelizar o açúcar da própria laranja, sem deixar queimar.

  5. Na mesma frigideira, em fogo médio, coloque o restante da marinada. Deixe caramelizar por aproximadamente 1 minuto, adicione 50 ml de água e espere ferver. Enquanto isso, dissolva o amido de milho em 50 ml de água e adicione à frigideira. Misture bem até dar uma leve encorpada (cerca de 1 minuto). Para finalizar o molho, adicione a manteiga e, se achar necessário, ajuste o sabor com 1 g de flor de sal.

  6. Escorra a água das batatas. Com um garfo amasse-as grosseiramente, deixando pedaços grandes. Adicione 2 g de flor de sal, o restante da pimenta preta e misture para incorporar o sabor às batatas. Para a montagem do prato, coloque as batatas amassadas em um dos cantos, os filés de salmão ao lado, o sour cream por cima da batata e, por fim, polvilhe o alecrim. Para finalizar, regue o peixe com o molho e decore-o com as tirinhas de laranja. Bom apetite!

Veja também

Moqueca de camarão e banana com farofa de cebola roxa
Meat Balls de Frango com Molho de Iogurte e Siciliano
Sloppy Joe - Mini Hambúrguer Desconstruído com Fritas