Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 167g (1/8 porção) Valor energético 196kcal=819kj (10%VD); Carboidratos 13.8 (5%VD); Proteínas 11.53 (15%VD);Gorduras totais 9.53 (17%VD); Gorduras saturadas 3.62 (16%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1.13 (5%VD); Sódio 325.58 (14.%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

783kcal=3277kj

Esse é um prato completo, contemporâneo e de paladar complexo. A redução de laranja com a pungência do açafrão harmoniza com o sabor leve do salmão. As batatas ao murro são coroadas pelo delicioso sour cream, que acrescenta a acidez ideal, e completa com o aroma inconfundível do alecrim.

Assine Agora
Paloma Zaragoza

Chef Paloma Zaragoza

ONG Banco de Alimentos

Passo a Passo

  1. Corte as batatas com casca em cubos pequenos e coloque em uma panela média. Cubra com água e deixe cozinhar em fogo alto por 20 minutos. Para fazer a decoração final do prato, retire uma parte da casca da laranja e corte em tiras de 1,5 cm. Em seguida, torça as tiras segurando pelas pontas, formando um mini-espiral. Depois, corte a laranja ao meio e extraia o suco.

  2. Para preparar a marinada do peixe, coloque os filés em um recipiente, adicione o suco de laranja, o açafrão em pó, metade da pimenta preta moída, metade do azeite e metade da flor sal. Misture delicadamente os filés ao tempero e deixe marinar por aproximadamente 5 minutos.

  3. Para preparar o sour cream, corte o limão ao meio, retire o suco e reserve. Em um recipiente ou bowl pequeno, coloque o cream cheese, uma pitada da flor sal e metade do suco de limão. Com auxílio de uma colher, misture bem e reserve. Dica: Se o seu paladar é sensível a acidez, coloque o suco do limão aos poucos.

  4. Retire o salmão da marinada. Em fogo alto, aqueça uma frigideira com o restante do azeite e sele o salmão (com a pele primeiro virada para baixo) por aproximadamente 3 minutos. Em seguida, vire de lado e coloque 1 colher de sopa da marinada de laranja e deixe selar mais 2 minutos. Reserve os filés em um prato e faça o molho.

  5. Na mesma frigideira, em fogo médio, coloque o restante da marinada. Deixe reduzir por aproximadamente 1 minuto. Enquanto isso, dissolva o amido de milho em 50 ml de água e adicione à frigideira. Misture bem até dar uma leve encorpada (cerca de 1 minuto). Para finalizar o molho, adicione a manteiga e, se achar necessário, ajuste o sabor com a flor de sal. Misture rapidamente e reserve.

  6. Escorra a água das batatas e amasse-as grosseiramente com as costas de uma colher, deixando pedaços grandes. Tempere com o restante da flor de sal e da pimenta preta de acordo com seu paladar. Para a montagem, coloque as batatas em um prato, o sour cream por cima e polvilhe o alecrim. Disponha os filés de salmão ao lado, regue com o molho e decore-o com as casca da laranja torcida. Bom apetite!

Veja também

Frango com Espinafre e Saladinha Frisee
Goulash Húngaro e Grissinis de Parmesão
Frutos do Mar Salteados com Chimichurri e Tomate Cereja