Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Salmão com Pistache e Gengibre e Arroz Negro com Azeitonas Pretas

Tabela Nutricional

Esse é um prato sofisticadíssimo e com ingredientes poderosos para quem segue um estilo de vida saudável. O salmão, além de delicioso, é um peixe super nutritivo. A união com o gengibre e o pistache trazem a esse prato um sabor exótico e muito fresco. O arroz negro, que tem ainda mais fibras e sabor que o arroz integral, acompanha o prato com as azeitonas pretas para um visual impactante, certeiro em arrancar elogios.

Assine Agora
Daniela Bertolla

Chef Daniela Bertolla

@MelhoresPratos

Passo a Passo

  1. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Enquanto isso, corte os limões ao meio e esprema o suco em um bowl, misturando a ele metade da flor-de-sal. Mergulhe as fatias de salmão e deixe marinando. Enquanto isso...

  2. Leve uma panela média ao fogo médio e acrescente metade do óleo de coco, aquecendo por 1 minuto. Acrescente o alho moído e refogue-o por 2 minutos ou até que fique com a cor dourada, acrescente a cebola e mexa por mais 2 minutos. Acrescente o arroz e o restante da flor-de-sal, e refogue por mais 2 minutos. Por último, acrescente 2 copos de água (300ml, p/ 2 pessoas) — ou 4 copos (600ml, p/ 4 pessoas).

  3. Enquanto aquece o arroz, unte uma assadeira com o restante do óleo de côco e disponha nela as fatias de salmão, com algum espaço entre elas. Espalhe o gengibre ralado e as sementes de pistache por cima das fatias de salmão, distribuindo bem.

  4. Cubra a assadeira, finalmente, com o papel alumínio (com a parte brilhante pra dentro), e leve ao forno pré-aquecido. Aproveite para tomar um gole da sua bebida favorita.

  5. Quando a água do arroz começar a ferver, reduza a chama para fogo baixo. Deixe cozinhando por 20 minutos (é também o tempo do salmão no forno), ou até a água secar. O arroz deve ficar levemente amaciado mas ainda aldente. Se necessário, acrescente mais água quente. Quando estiver no ponto, desligue o fogo, adicione as azeitonas picadas, misture bem e tampe a panela para manter aquecido.

  6. No término dos 20 minutos do salmão, abra o forno, aumente a temperatura para 260 graus, retire com cuidado o papel alumínio e devolva o salmão ao forno por mais 5 minutos. Finalmente, retire o peixe com ajuda de uma espátula e sirva cada fatia em um prato acompanhada do arroz negro.

Veja também

Iscas de Mignon ao Vinho Tinto com Purê de Batata
Wrap de Atum
Lombinho Grelhado com Cará Salteado e Échalotes Caramelizadas