Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 114g (1/8 porção) Valor energético 158kcal=660kj (8%VD); Carboidratos 23.07 (8%VD); Proteínas 12.86 (17%VD);Gorduras totais 1.87 (3%VD); Gorduras saturadas 0.1 (0%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1.75 (7%VD); Sódio 37.67 (2%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

20

Calorias

631kcal=2639kj

O pirão é um prato de origem indígena, feito através do caldo do cozimento das aparas de peixe. Depois é adicionado farinha de mandioca, formando um creme espesso. Versátil, o pirão pode ser feito com legumes e outros tipos de carne. Geralmente é servido como acompanhamento. Confira!

Assine Agora
Comfort Food

Chef Comfort Food

Passo a Passo

  1. Descasque a cebola e corte em cubinhos. Corte o tomate em cubinhos. Pique o coentro grosseiramente. Corte o limão em 4 partes, obtendo gomos.

  2. Em uma panela, aqueça um fio de azeite e refogue metade da cebola por 1 minuto. Adicione o arroz e 600 ml de água, tempere com sal e deixe cozinhar em fogo médio por aproximadamente 15 minutos, com a panela semi aberta.

  3. Em uma outra panela pequena, aqueça um fio de azeite em fogo médio e refogue o restante da cebola por 1 minuto. Adicione a pescada, mexendo para que ela comece a esfarelar e fique em pedaços grosseiros para o pirão. Sele por aproximadamente 2 minutos, ou até dourar. Adicione o colorau e o tomate e misture bem.

  4. Acrescente 400 ml de água e vá adicionando a farinha de mandioca aos poucos, misturando com uma colher até dissolver. Quando estiver homogêneo, cozinhe por 5 minutos sem parar de mexer, até que o pirão fique bem cremoso. Se engrossar muito, adicione mais água. Se ficar muito aguado, cozinhe mais tempo para engrossar. Acerte o sal, coloque metade do coentro e reserve.

  5. Tempere os filés com sal e pimenta e esprema o limão a gosto. Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite em fogo alto e sele os filés por aproximadamente 6 minutos, ou até que fiquem douradinhos. Vire de lado na metade do tempo. Dica: para que o peixe não esfarele, não mexa nele durante o processo de cozimento, apenas quando for virar de lado.

  6. Em um prato, coloque o arroz de um lado, o pirão de outro e a tilápia por cima. Salpique o restante do coentro e sirva com o restante do limão.

Veja também

Penne ao Molho Branco com Bacon e Lombo Suíno Assado com Harissa
Steak au Poivre com Purê de Mandioquinha
Cuscuz Paulista Cremoso com Palmito e Sardinha