Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 126g (1/8 porção) Valor energético 303kcal=1269kj (15%VD); Carboidratos 23.65 (8%VD); Proteínas 10.09 (13%VD);Gorduras totais 17.55 (32%VD); Gorduras saturadas 1.42 (6%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 0.75 (3%VD); Sódio 437.75 (18%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

40

Calorias

1212kcal=5072kj

Experimente a receita elaborada pelo Chef Vick HK, que criou uma enigmática crosta crocante sobre o peixe e ao mesmo tempo trouxe o sabor do mar com o arroz cremoso de tinta de lula. E para adicionar ainda mais sabor ao paladar, o delicioso azeite de dill, trazendo um toque e aroma especial ao prato.

Assine Agora
Vick HK

Chef Vick HK

Vianna's Bar e Restaurante

Chris Stocovick, ou Vick, de 35 anos, teve seu contato com a gastronomia desde cedo, quando ajudava sua avó na cozinha. Fez cursos e trabalhou em restaurantes na região do Grande ABC. Cursou Gastronomia na Faculdade Hotec e atuou como cozinheiro no Hotel Mercure e no restaurante italiano La Buca Romana. Depois, teve a oportunidade de estagiar no restaurante D.O.M. com seu mestre e Chef, Alex Atala. Fez MBA em Gastronomia com ênfase em Docência e voltou à Faculdade Hotec como professor. Em seguida, comandou a cozinha do Bistrô 558, Santo André, ao lado de Melchior Neto e Marcelo Rioto. Depois, abriu seu food truck de hambúrguer e comida de boteco. Hoje é participante da 4º edição do reality culinário Hell's Kitchen, do SBT.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 180° C. Para preparar o caldo de legumes, coloque-o em uma panela, adicione 800 ml de água e deixe ferver em fogo médio. Desfolhe o dill e coloque os cabinhos dentro do caldo. Em seguida, corte o restante finamente. Em uma recipiente pequeno, coloque metade do dill com o azeite e misture bem.

  2. Tempere os dois lados do peixe com sal e pimenta a gosto. Em uma frigideira, aqueça um fio do azeite de dill (ou 10 ml). Coloque o peixe e sele em torno de 2 a 3 minutos de cada lado, ou até dourar. Dica do chef: ao colocar o peixe na frigideira, não mexa, para que ele não despedace. Lembrando de começar com o lado escuro do peixe sempre virado para baixo. Retire da frigideira, coloque os filés de peixe em uma assadeira e reserve.

  3. Na mesma frigideira que o peixe foi selado, coloque o fogo no mínimo, adicione um fio de azeite de dill (10 ml) e coloque 1/3 da cebola. Refogue por cerca de 40 segundos ou até murchar. Adicione a farinha de biju e o restante do dill cortado. Mexa por volta de 2 minutos ou até que fique dourada. Tempere com sal e pimenta a gosto e reserve.

  4. Em uma panela, derreta metade da manteiga em fogo médio e refogue o restante da cebola por 1 minuto. Coloque o arroz e mexa por 1 minuto. Em seguida, adicione a tinta de lula e o vinho branco e misture até evaporar. Adicione 1 concha do caldo de legumes e mexa até secar o líquido. Repita o processo até que o arroz fique macio e cremoso. Finalize com o restante da manteiga, o queijo parmesão ralado e continue mexendo até virar uma mistura cremosa e homogênea. Se achar necessário, acerte o sal. Desligue o fogo e reserve.

  5. Coloque os filés de peixe em uma assadeira, pincele sua superfície com um fio do azeite de dill e disponha a farofa crocante sobre cada filé. Leve ao forno por aproximadamente 5 minutos. Dica: esse é um bom momento para abrir um vinho!

  6. Para montar o prato, coloque o risoto negro em tinta de lula ao centro, de acordo com a sua criatividade. Depois, disponha os filés de peixe com crosta crocante por cima, risque o prato com o azeite de dill e decore com o mix de brotos. Dica do chef: se sobrar azeite de dill na sua receita, guarde na geladeira e use para temperar outros pratos ou saladas, pois quanto mais tempo o dill fica no azeite mais gostoso ele fica.

Veja também

Cuscuz Marroquino com Açafrão e Queijo Feta
Espetinho de Kafta Assada com Babaganush e Pão Sírio
Beef Wellington Vegetariano de Funghi com Legumes e Redução de Shoyu