Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Robalito envolto em Presunto Cru ao Coulis de Pimentão Vermelho com Sal Defumado e Risotto de Limão Siciliano

Tabela Nutricional

Uma forma diferente e muito saborosa de preparar pescado. Nessa técnica, o filé de robalito é envolto em presunto cru e assado no forno. Assim, todo o sabor condimentado do presunto cru tempera o peixe no ponto exato. Já o coulis de pimentão vermelho, feito de pimentões assados, refogados em azeite e vinho branco, recebe o tempero do sal defumado que acrescenta um sabor robusto e a acidez, e o frescor do risotto de limão siciliano dá equilíbrio.

Assine Agora

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno à 180ºC. Coloque todo o caldo de legumes em uma panela média e leve ao fogo médio para ferver, o que demora cerca de 10 a 15 minutos. Enquanto o caldo está aquecendo, com cuidado, envolva os filés de robalito nas fatias de presunto cru. Não é preciso temperar o peixe, pois os temperos do presunto cru farão isso. Você usará o sal defumado para temperar o coulis de pimentão vermelho e a flor de sal para o risotto. Após o caldo ferver, abaixe a chama para o fogo baixo.

  2. Então, unte uma assadeira com 1/4 do azeite, coloque o peixe envolto na assadeira e leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos.

  3. Enquanto isso, usando um ralador no ralo fino, rale a casca de metade do limão siciliano no kit para 2 (do limão inteiro no kit para 4), tomando cuidado para não ralar a parte branca que é amarga. Corte-o ao meio e esprema o suco de metade do limão no kit para 2 (do limão inteiro no kit para 4) em um copo, coando as semente. Depois, em uma panela média, coloque outro 1/4 do azeite e leve ao fogo médio, deixando aquecer por 1 minuto. Junte a cebola e refogue por cerca de 2 minutos.

  4. Acrescente então o arroz arbório e cozinhe mexendo por cerca de 2 minutos para selar bem o grão, isso faz com que o risotto fique bem cremoso. Após isso, junte o vinho branco e cozinhe-o até quase evaporar, por aproximadamente 30 segundos. Usando uma concha, coloque o caldo de legumes no risotto aos poucos, o suficiente para cobrir o nível do arroz. Cozinhe, mexendo, até o caldo quase secar. Repita a operação do caldo até que o arroz fique al dente, após aproximadamente 16 minutos ou até o ponto que você desejar.

  5. Enquanto você está fazendo o risotto, prepare o molho: Coloque o coulis de pimentão vermelho em uma panela pequena e leve ao fogo baixo para aquecer por cerca de 5 minutos. Assim que ferver, desligue o fogo e tempere com o sal defumado aos poucos, provando, pois é um ingrediente de sabor forte. Mexa com uma colher para dissolver.

  6. Quando o arroz estiver al dente ou no ponto que você preferir, acrescente o restante do azeite, o queijo parmesão, a casca ralada e o suco do limão siciliano. Misture tudo para incorporar os ingredientes e prove. Se for necessário tempere com a flor de sal a gosto. Retire o peixe do forno e sirva, colocando o risotto no centro do prato, o peixe envolto ao lado e regue com o coulis em volta.

Veja também

Filé de Frango ao Molho Siciliano e Mel com Moranga Assada
Menu Romantico completo
Bowl Oriental de Mignon Suíno Agridoce com Moyashi