Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Risotto de Nozes e Gorgonzola com Medalhão de Filé Mignon

Tabela Nutricional

Perfeita pra esse inverno que chegou sem avisar. Ideal pra esquentar um namoro, ou simplesmente aquecer o coração. O prato que todos desejamos sem perceber está aí pra você fazer. Feliz semana dxs namoradoxs! <3

Assine Agora
Hugo Godinho

Chef Hugo Godinho

Cheftime

Passo a Passo

  1. Encha uma panela ou leiteira com o caldo de legumes e leve ao fogo alto. Abra um vinho, sirva, brinde ao amor, à vida e tudo mais. E continue seguindo a receita. (Obs: quando o caldo ferver, abaixe o fogo para o mínimo para manter a fervura e continue seguindo a receita; se estiver secando, complete com água). Pique a salsinha e reserve no canto da tábua.

  2. Tempere o filé migon com a flor-de-sal e metade da pimenta do reino e reserve na tábua. Numa panela ou frigideira de borda alta, acrescente o azeite e aqueça em fogo médio-baixo por 1 minuto. Quando estiver quente, coloque a cebola picada e refogue mexendo bem por 3 minutos, ou até que fique transparente.

  3. Aumente o fogo para médio-alto e acrescente o arroz. Refogue por 2 minutos sem parar de mexer. Adicione então o vinho e misture bem para evaporar. Quando estiver quase seco, coloque duas conchas do caldo quente e misture. À medida que vai secando, adicione mais caldo, mexendo aos poucos entre goles do bom vinho. Após 15 minutos, ou se estiver acabando o caldo, prove um pouco do arroz. Os grãos devem estar al dente, ou seja, mastigáveis mas ainda um pouco durinhos.

  4. Se ainda não estiver no ponto, junte um pouco mais de caldo e mexa por mais um ou dois minutos. Então, acrescente o queijo gorgonzola e misture bem até que o queijo derreta. O risoto deve estar cremoso, sem estar aguado. Desligue o fogo, acrescente metade da manteiga por cima sem misturar e tampe a panela.

  5. Aqueça o restante da manteiga em uma frigideira, em fogo médio-alto, por 2 minutos. Coloque os medalhões de filé mignon e grelhe por 3 minutos sem mexer. Vire-os do outro lado com ajuda de um pegador e grelhe por mais 3 minutos, retirando-os para a tábua ou direto para os pratos. O ponto ideal dos medalhões é vermelho por dentro.

  6. Abra a panela do risoto, acrescente o restante da pimenta do reino, as nozes picadas e o parmesão ralado e misture bem. Finalize acrescentando por cima a salsinha picada e sirva imediatamente ao lado dos medalhões nos pratos.

Veja também

Ragu de Mignon com Polenta Recheada de Queijo
Panqueca de Carne e Abobrinha ao Molho de Tomate
Nhoque de Beterraba Gratinado de Gorgonzola