Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Risotto de Bacalhau _ Viking e Celdom

Tabela Nutricional

Uma receita infalível para um jantar magnífico neste final de ano corrido. Você vai se surpreender com os sabores marcantes desta receita tão deliciosa, misturando clássicos italianos e tradições portuguesas.

Assine Agora

Chef

Passo a Passo

  1. Retire o bacalhau da embalagem e remova qualquer pele ou espinhas que eventualmente possa ter. Lave em água corrente para retirar o excesso de sal. Coloque em uma vasilha e cubra com água. Dessalgue o bacalhau por 2 dias, mantendo o bacalhau na geladeira durante esse período e troque a água 2 vezes ao dia. Você pode experimentar uma lasca da parte mais grossa para ver se está dessalgado.

  2. Coloque o bacalhau dessalgado em uma panela média e cubra com água. Leve ao fogo alto e quando ferver apague. Tampe de deixe esfriar. Retire o bacalhau e deixe esfriar. Os pedaços devem estar macios e se soltando facilmente.

  3. Encha uma panela média com 1 litro de água ou 5 xícaras. Acrescente os cubinhos de caldo de de legumes sem sódio e leve ao fogo alto para ferver, o que demora cerca de 10 minutos. Após isso, abaixe o fogo para o mínimo possível e mantenha o caldo nesse temperatura, ele deve estar quente para cozinhar o risotto. Enquanto aquece, pique a cebola e reserve.

  4. Leve uma panela de risotto ao fogo médio e deixe aquecer por 1 minuto. O ideal é que a panela seja a mais larga possível, para aumentar a superfície de evaporação. Acrescente metade da manteiga, o azeite e a cebola e refogue até a cebola ficar transparente, por cerca de 2 minutos. Depois, adicione o arroz e mexa até que todos os grãos estejam envoltos com a manteiga e a cebola. Então junte o vinho branco na panela e deixe reduzir até quase secar.

  5. Coloque 2 conchas de caldo de legumes na panela do arroz e cozinhe no fogo médio-alto, mexendo constantemente. Quando estiver secando, repita o processo, quantas vezes precisar, até que o arroz fique al dente, o que demora aproximadamente 16 minutos.

  6. Quando o arroz estiver al dente, tempere com o creme de leite e o restante da manteiga e misture bem. Desligue o fogo e acrescente o bacalhau, mexendo delicadamente para não quebrar as lascas. Prove para verificar o tempero e se precisar acrescente o sal e a pimenta do reino, a gosto.

Veja também

Beirute de Mignon e Cheddar
Canelone de Abobrinha Recheado de Ricota e Tomate Seco ao Molho Pomodoro
Frango Assado com Legumes e Especiarias