Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Risotto de Bacalhau _ Viking e Celdom

Tabela Nutricional

Uma receita infalível para um jantar magnífico neste final de ano corrido. Você vai se surpreender com os sabores marcantes desta receita tão deliciosa, misturando clássicos italianos e tradições portuguesas.

Assine Agora
Luke and Cook

Chef Luke and Cook

Lucas Fischer, formado em Confeitaria pelo Senac, atua na área de gastronomia há quatro anos, sendo hoje Coordenador de Conteúdo Gastronômico do Cheftime, grupo Pão de Açúcar. Além disso é produtor de conteúdo gastronômico para a Nestlé, tendo duas webséries com a marca e é também culinarista no programa "Mulheres" da TV Gazeta. Participou da segunda temporada do Bake Off Brasil, no SBT, e também tem um canal dedicado à confeitaria no Youtube. Conhecido pela sua marca Luke and Cook, é apresentador e tem como característica principal seu bom-humor e irreverência.

Passo a Passo

  1. Retire o bacalhau da embalagem e remova qualquer pele ou espinhas que eventualmente possa ter. Lave em água corrente para retirar o excesso de sal. Coloque em uma vasilha e cubra com água. Dessalgue o bacalhau por 2 dias, mantendo o bacalhau na geladeira durante esse período e troque a água 2 vezes ao dia. Você pode experimentar uma lasca da parte mais grossa para ver se está dessalgado.

  2. Coloque o bacalhau dessalgado em uma panela média e cubra com água. Leve ao fogo alto e quando ferver apague. Tampe de deixe esfriar. Retire o bacalhau e deixe esfriar. Os pedaços devem estar macios e se soltando facilmente.

  3. Encha uma panela média com 1 litro de água ou 5 xícaras. Acrescente os cubinhos de caldo de de legumes sem sódio e leve ao fogo alto para ferver, o que demora cerca de 10 minutos. Após isso, abaixe o fogo para o mínimo possível e mantenha o caldo nesse temperatura, ele deve estar quente para cozinhar o risotto. Enquanto aquece, pique a cebola e reserve.

  4. Leve uma panela de risotto ao fogo médio e deixe aquecer por 1 minuto. O ideal é que a panela seja a mais larga possível, para aumentar a superfície de evaporação. Acrescente metade da manteiga, o azeite e a cebola e refogue até a cebola ficar transparente, por cerca de 2 minutos. Depois, adicione o arroz e mexa até que todos os grãos estejam envoltos com a manteiga e a cebola. Então junte o vinho branco na panela e deixe reduzir até quase secar.

  5. Coloque 2 conchas de caldo de legumes na panela do arroz e cozinhe no fogo médio-alto, mexendo constantemente. Quando estiver secando, repita o processo, quantas vezes precisar, até que o arroz fique al dente, o que demora aproximadamente 16 minutos.

  6. Quando o arroz estiver al dente, tempere com o creme de leite e o restante da manteiga e misture bem. Desligue o fogo e acrescente o bacalhau, mexendo delicadamente para não quebrar as lascas. Prove para verificar o tempero e se precisar acrescente o sal e a pimenta do reino, a gosto.

Veja também

Sopa de Lentilha com Paio e Coentro
Bracciola com Couscous Marroquino e Agrião
Bisteca ao Molho Cremoso de Tangerina com Mandioquinha