Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Risotto de Aspargos com Pistache e Fonduta de Gorgonzola Dolce

Tabela Nutricional

Um vero risotto italiano feito por um vero chef italiano. Inicie 2016 preparando o delicioso Gorgonzola Dolce, queijo típico da região da Lombardia, que possui um sabor marcante. Fomos buscar na Itália uma receita incrível para que o seu ano comece com todo o sabor.

Assine Agora
Francesco Egidio Tridico

Chef Francesco Egidio Tridico

Passo a Passo

  1. Encha uma panela grande com água e leve ao fogo alto para ferver, por cerca de 15 a 20 minutos. Enquanto isso, pegue uma vasilha grande e coloque água e gelo. Quando a água estiver fervendo, coloque o aspargo nela e cozinhe por 2 minutos. Após isso, escorra o aspargo e coloque no banho de gelo. Coloque o caldo de legumes em uma panela média, descasque a cebola e acrescente-a para aromatizar e leve ao fogo alto para ferver, por cerca de 10 minutos. Quando ferver, abaixe para o fogo baixo.

  2. Retire o aspargo da água com gelo e corte a parte final do aspargo, que é fibrosa, e descarte. Depois corte o restante do aspargo em 3 pedaços, reservando as coroas para a decoração e os talos para o risotto. Coloque o pistache na tábua e pique-o grosseiramente. Reserve-o em uma vasilha pequena.

  3. Para fazer a fonduta, pique o gorgonzola em cubos e coloque-o em uma panela pequena, acrescentando 1/2 concha do caldo de legumes e o dente de alho. Leve ao fogo baixo, mexendo com uma colher de pau, até que o queijo se dissolva. Retire o dente de alho e acrescente a páprica doce. Misture para incorporar os ingredientes e reserve.

  4. Seque a panela em que você cozinhou o aspargo e coloque metade da manteiga nela. Leve ao fogo médio para aquecer por 2 minutos e após esse tempo junte o arroz e toste-o por 3 minutos. Acrescente o vinho branco e deixe o álcool evaporar por 30 segundos. Então, com uma concha, começe a acrescentar caldo de legumes, o suficiente para atingir a altura do arroz. Mexa constantemente para cozinhar o arroz e conforme o caldo for secando, acrescente mais, o suficiente para cobrir o arroz.

  5. Após 10 minutos de cozimento do arroz, junte os talos do aspargo para que terminem de cozinhar. Após isso, acrescente a fonduta de gorgonzola. Continue o cozimento do arroz até ficar al dente, ou seja, com o grão macio por fora e ainda oferecendo resistência à mordida. O tempo total de cozimento do risoto para al dente é de 16 minutos, mas se quiser deixe mais tempo. Quando estiver no ponto apague o fogo.

  6. Acrescente o restante da manteiga na panela, tempere com o sal e a pimenta a gosto e mexa bem para incorporar todos os ingredientes. Sirva o risotto em um prato fundo, salpicando o pistache e decore com as coroas de aspargos.

Veja também

Frango com Creme de Milho, Arroz e Batata Palha
Mini Pizza de Berinjela com Mussarela e Shimeji
Poke Low Carb de Salmão com Abacate, Alga e Moyashi