Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Risotto de Açafrão com Linguiça Calabresa

Tabela Nutricional

Uma das possíveis definições de "comfort food" (ou "comida-conforto", no bom português) é a da comida que não é apenas agradável ao paladar, mas também a todos os cinco sentidos. Já sentiu a sua comida na pele? Ouviu seu jantar sussurrar um poema? Nem é preciso mencionar o aroma ou a cor. Experimente cada momento desse prato, do preparo até a mesa, e fique atento aos sinais...

Assine Agora
Hugo Godinho

Chef Hugo Godinho

Cheftime

Passo a Passo

  1. Antes de mais nada, despeje o caldo de legumes em uma panela pequena ou leiteira e aqueça em fogo alto. Enquanto aquece, sobre uma tábua, corte a linguiça calabresa em cubos de 1,5 a 2 cm. Quando o caldo ferver, abaixe o fogo para o mínimo para manter a fervura e continue seguindo a receita; se estiver secando, complete com água.

  2. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo alto por 1 minuto e acrescente a linguiça em cubos, dourando por 3 minutos. Desligue o fogo, retire a linguiça de volta para a tábua e reserve. Você voltará a usar a frigideira mais adiante.

  3. Em outra panela ou frigideira de borda alta (para o risoto), acrescente a manteiga e leve ao fogo médio. Quando derreter, acrescente a cebola picada e refogue mexendo bem por cerca de 3 minutos, ou até que fique transparente. Em seguida junte o alho picado e o louro e misture.

  4. Aumente o fogo para alto e acrescente o arroz. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre. Adicione então uma concha do caldo quente e mexa sem parar. Quando estiver quase seco, coloque duas conchas do caldo quente e misture. À medida que vai secando, adicione mais caldo, mexendo aos poucos, por 15 minutos.

  5. Acrescente por fim a linguiça e misture bem. Verifique o ponto: o risoto deve ser cremoso, mas os grãos de arroz devem estar al dente, ou seja, um pouco durinhos. Se estiverem muito duros, junte um pouco mais de ou água quente e mexa bem. Na última adição de caldo, não deixe secar completamente. Estando no ponto, desligue o fogo e tampe a panela.

  6. Aqueça novamente por 1 minuto, em fogo médio, a frigideira do passo 2, e adicione o bacon picadinho, dourando-o em fogo médio por 2 a 3 minutos, para que fique crocante, mas sem deixar queimar. Destampe a panela do risoto, acrescente a pimenta do reino a gosto, o açafrão em pó e o queijo parmesão e misture bem. Sirva o risoto nos pratos polvilhando o bacon por cima. Use o louro para decorar!

Esta receita combina com

Vinho
Arrocal

100% Tempranillo, produzido em vinhedo familiar de mais de 50 anos. Este é um vinho aromático, com notas de especiarias e frutas negras, como groselha e amora. Envelhecido por 6 meses em barrica francesa.

Ver mais detalhes sobre este vinho

Veja também

Crostini de Castanha com Legumes e Creme de Ricota
Linguado ao Molho de Azeitona com Lentilha Vermelha e Acelga
Frango em Cubos ao Molho de Vinho Tinto com Brócolis e Mini Cenoura