Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 123g (1/8 porção) Valor energético 302kcal=1264kj (15%VD); Carboidratos 28.41 (9%VD); Proteínas 4.22 (6%VD);Gorduras totais 19.66 (36%VD); Gorduras saturadas 1.5 (7%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 2.71 (11%VD); Sódio 294.68 (12%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

1208kcal=5054kj

Um risoto vegano preparado com limão siciliano, lemon pepper e creme de castanha do pará, que contém uma boa dose de gorduras benéficas e garante toda a cremosidade da receita. Acompanha a deliciosa mini cebola roxa assada e dourada no vinagre balsâmico. Surpreenda-se!

Assine Agora
Laila Mengarda

Chef Laila Mengarda

Laila Mengarda viu sua vida se transformar quando transformou sua alimentação. Uma nova forma de ver o mundo a partir do como nos alimentamos. Ao experimentar novos sabores e possibilidades na cozinha diária, passou a dedicar-se integralmente aos estudos sobre culinária orgânica, equilíbrio do ecossistema e prevenção de doenças cotidianas. Com seu estilo de vida, a cozinheira pesquisa e elabora receitas práticas a partir de alimentos frescos e integra uma rede de apoio aos pequenos produtores orgânicos através de consultorias para desenvolver pessoas e negócios voltados a alimentação natural.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 200°C. Pique a cebolinha em finas rodelas. Descasque a cebola roxa e corte ao meio - se estiver muito grande, corte em 4 partes.

  2. Coloque a cebola roxa em uma assadeira com o corte para baixo. Regue metade do azeite, adicione o aceto e tempere com 1 g de sal. Leve ao forno para assar por 10 minutos, ou até que fique bem dourada. Caso seja necessário, vire de lado na metade do tempo para dourar por igual.

  3. Para fazer o caldo, coloque 800 ml de água em uma panela, adicione o caldo de legumes líquido e o lemon pepper e deixe ferver em fogo alto. Dica: a quantidade do caldo pode variar no cozimento do grão do arroz. Dependendo da sua preferência pode sobrar ou, se faltar, acrescente mais água.

  4. Separe 2 colheres de sopa da castanha do pará para decorar o prato no final. O restante coloque em um liquidificador com 500 ml de água e processe bem por 2 minutos, ou até que vire um creme consistente e homogêneo. Reserve.

  5. Em uma outra panela, em fogo médio, aqueça o restante do azeite e refogue a cebola branca picada por 1 minuto. Então, adicione o arroz e refogue mais 30 segundos. Acrescente o caldo de legumes aos poucos, uma concha de cada vez, mexendo sem parar até que ele seque. Repita esse passo até que o risoto esteja al dente e cremoso.

  6. Adicione o creme de castanhas e misture bem até ficar homogêneo. Esprema o limão siciliano (a quantidade fica a seu critério) e tempere com 3 g de sal, ou de acordo com seu paladar. Coloque metade da cebolinha e misture bem. Sirva o risoto em um prato e salpique o restante da cebolinha por cima. Disponha a cebola assada por cima e salpique as castanhas. Decore com as rosas.

Veja também

Talharim de Espinafre com Iscas de Mignon ao Molho Roti e Champignon
Crepioca de Ricota e Shimeji com Salada Verde e Tomate Seco
Risoto de Carne Seca, Requeijão e Agrião