Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Risoto Negro de Pupunha com Castanha de Caju e Azeite de Açafrão

Tabela Nutricional

Porção de 374,5g (1/2 porção) Valor energético 697kcal=2918kJ, VE-VD 0,35 Carboidratos 74g, C-VD 0,25 Proteínas 30g, P-VD 0,39 Gorduras totais 33g, GT-VD 0,6 Gorduras saturadas 4g, GS-VD 0,19 Gorduras trans 0g, GT-VD ** Fibra alimentar 9g, FA-VD 0,35 Sódio 2366mg, S-VD 0,99. (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

20

Calorias

697kcal=2918kJ

O arroz negro é uma das variações do arroz branco que vem conquistando o paladar de inúmeros brasileiros. Originário da China, sua coloração natural é escura, sua textura é macia e possui alto valor nutricional. A Chef Carina Orlando elaborou uma deliciosa receita de risoto negro cremoso, com palmitos crocantes e castanhas de caju. Para finalizar o prato, foi adicionado um exótico azeite de açafrão. Confira!

Assine Agora
Carina Orlando

Chef Carina Orlando

Cheftime

Formada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi, a Chef Carina Orlando inicia sua carreira como estagiária no Grupo Charlô. Ao longo de sua carreira, em 2009 acabou sendo contratada como cozinheira e, mais tarde, como chef de Eventos. Nesse período, passou por diversos e importantes eventos como, por exemplo, Fórmula 1 e Copa das Confederações. Em 2013, foi contratada pelo Buffet Rojo Criatividade Gourmet com a responsabilidade de coordenar e gerenciar a cozinha do Buffet.

Passo a Passo

  1. Coloque o arroz negro em uma panela, cubra com água e adicione 3 g de sal. Cozinhe por 30 minutos, checando se a água não secou. Caso necessário, adicione mais água. Descasque a cebola e pique em cubos pequenos. Em um bowl pequeno, coloque o açafrão em pó com 20 ml do azeite e misture bem.

  2. Com ajuda de uma peneira, escorra a água do palmito. A seguir, separe metade e coloque em um papel toalha ou pano limpo, fazendo uma leve pressão para retirar todo o excesso da água. A outra metade reserve.

  3. Em uma frigideira antiaderente, aqueça 10 ml de azeite em fogo alto e refogue o palmito que foi passado no papel por aproximadamente 3 minutos, ou até que esteja dourado. Salpique metade da salsinha e reserve em um recipiente.

  4. Na mesma frigideira, aqueça a manteiga e refogue a cebola até dourar, por 1 minuto. Escorra a água do arroz e mantenha-o na panela. Adicione a cebola refogada na panela do arroz negro e misture. Adicione o vinho branco e refogue mais 2 minutos, ou até que ele evapore. Prove e acerte o sal.

  5. Adicione o palmito (que não foi refogado) e o queijo ralado. Misture bem sem parar, por aproximadamente 2 minutos, ou até que o queijo derreta e a consistência esteja bem cremosa.

  6. Sirva o risoto negro em um prato e coloque o palmito refogado (reservado) por cima. Regue o azeite de açafrão ao redor e salpique as castanhas e o restante da salsinha por cima.

Veja também

Tofu Envolto em Nori e Bifum com Legumes Salteados
Lombinho Grelhado com Cará Salteado e Échalotes Caramelizadas
Strogonoff de Mignon com Funghi e Batata Rústica