Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 93g (1/8 porção) Valor energético 237kcal=992kj (12%VD); Carboidratos 22.99 (8%VD); Proteínas 8.39 (11%VD);Gorduras totais 11.09 (20%VD); Gorduras saturadas 1.94 (9%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 0.97 (4%VD); Sódio 115.85 (5%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

948kcal=3966kj

Essa é uma variação de risoto, feito com ingredientes simples, mas que agregam muito sabores ao seu prato. Feito com queijo coalho, abóbora e regado com o puro néctar da cana de açúcar, o melado, que dá um toque agridoce no paladar. Confira!

Assine Agora

Chef Comfort Food / Veggie

Passo a Passo

  1. Desfolhe a flor de manjericão puxando o cabinho debaixo para cima. Reserve 1 cabinho para decorar. Descasque a cebola e corte em cubinhos pequenos e o queijo coalho em cubos de aproximadamente 2 cm. Descasque a abóbora e rale em um ralador grosso.

  2. Para fazer o caldo, coloque 1 litro de água em uma panela em fogo alto e, quando ferver, coloque a abóbora ralada e abaixe o fogo. Dica: a quantidade do caldo pode variar no cozimento do grão do arroz. Dependendo da sua preferência pode sobrar ou, se faltar, acrescente mais água.

  3. Em uma outra panela, em fogo médio, adicione metade da manteiga e a cebola e refogue por 1 minuto. Então, adicione o arroz e refogue mais 30 segundos. Coloque o vinho e continue misturando até que ele evapore.

  4. Acrescente o caldo de abóbora aos poucos, uma concha de cada vez, mexendo sem parar até que ele seque. Repita esse passo até que o risoto esteja al dente e cremoso.

  5. Adicione o queijo parmesão ralado e mais uma concha do caldo para auxiliar neste passo, misturando por 30 segundos. Acrescente o queijo coalho em cubos e continue mexendo por mais 1 minuto.

  6. Termine acrescentando o restante da manteiga, mexendo até derreter. Acerte o sal e finalize polvilhando a flor de manjericão. Sirva em um prato e regue o melado de cana por cima do risoto. Salpique a castanha do pará e decore com o raminho da flor de manjericão reservado.

Veja também

Sassami de Frango Crocante de Amendoim e Coco com Patê de Azeitona Preta
Escondidinho de Mandioquinha e Ragu de Linguiça Toscana com Crispy de Couve
Salada de Grãos com Damasco