Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 731,5g (1/2 porção) Valor energético 649kcal=2717kJ, VE-VD 0,32 Carboidratos 76g, C-VD 0,25 Proteínas 14g, P-VD 0,18 Gorduras totais 33g, GT-VD 0,61 Gorduras saturadas 5g, GS-VD 0,21 Gorduras trans 0g, GT-VD ** Fibra alimentar 4g, FA-VD 0,16 Sódio 898mg, S-VD 0,37. (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

40

Calorias

649kcal=2717kJ

Se existe um risoto que podemos considerar um prato leve, essa receita, um segredo de família, é a fórmula mágica: uma combinação de texturas, perfumes, temperaturas e sabores exóticos que se complementam suavemente.

Assine Agora
Hugo Godinho

Chef Hugo Godinho

Cheftime

Passo a Passo

  1. Leve uma panela com o caldo de legumes ao fogo alto com 500 ml de água. Enquanto esquenta, corte o limão em quatro partes e reserve. Esprema 1/4 do limão em um bowl. Corte as peras em fatias de 1 cm de espessura. Corte as fatias em tiras de 1 cm de largura e as tiras em cubos de 1 cm. Transfira os cubos, conforme for cortando, rapidamente para o bowl com o suco de limão para que as peras não escureçam. Misture bem e reserve. Separe o shimeji com as màos ou corte os talos, caso estejam muito grandes. Quando ferver o caldo, abaixe o fogo para o mínimo possível.

  2. Enquanto isso, sobre a tábua, pique o alho poró bem fininho. Em uma panela ou frigideira alta, acrescente o azeite e leve ao fogo baixo por 1 minuto. Quando estiver quente, coloque o alho poró picado e mexa bem por cerca de 3 minutos, ou até que fique transparente.

  3. Aumente o fogo e acrescente o arroz. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre. Adicione o vinho e o shimeji e misture bem até evaporar. Quando o vinho secar, coloque uma concha do caldo e mexa sem parar. Assim que secar, adicione outra concha e repita a operação, por aproximadamente 15 minutos, ou até que os grãos de arroz estejam al dente (sempre em fogo alto).

  4. Acrescente então as peras escorridas à panela do risoto, o queijo parmesao ralado (reserve um pouco para colocar na finalizaçao do prato, se desejar) e misture bem. Verifique o ponto: o risoto deve ser cremoso, mas os grãos de arroz devem estar al dente, ou seja, um pouco durinhos. Porém, se ainda estiver muito cru, continue cozinhando por mais 1 minuto. Se for necessário, junte um pouco mais de caldo ou água e mexa bem. Na última adição de caldo, não deixe secar completamente.

  5. Esse é o momento de provar e, se preferir, tempere o risoto com sal à gosto. Desligue o fogo, acrescente a manteiga por cima sem misturar ao risoto e tampe a panela. Parta o queijo brie em 4 fatias iguais e disponha 1 fatia de queijo brie no centro de cada prato em que você vai servir o risoto. Reserve as demais fatias.

  6. Abra a panela, acrescente a pimenta do reino ao risoto e misture pela última vez. Sirva bem quente nos pratos sobre a fatia de brie, coloque mais uma fatia por cima, polvilhe o queijo parmesão ralado e aprecie essa explosão de sabores únicos!

Veja também

Bisteca Suína Assada com Saladinha de Feijão Branco
Lombo Assado ao Molho de Laranja com Couscous Marroquino
Frango Grelhado na Manteiga de Ervas com Feijão Branco e Ervilhas