Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 731,5g (1/2 porção) Valor energético 649kcal=2717kJ, VE-VD 0,32 Carboidratos 76g, C-VD 0,25 Proteínas 14g, P-VD 0,18 Gorduras totais 33g, GT-VD 0,61 Gorduras saturadas 5g, GS-VD 0,21 Gorduras trans 0g, GT-VD ** Fibra alimentar 4g, FA-VD 0,16 Sódio 898mg, S-VD 0,37. (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

40

Calorias

649kcal=2717kJ

Se existe um risoto que podemos considerar um prato leve, essa receita, um segredo de família, é a fórmula mágica: uma combinação de texturas, perfumes, temperaturas e sabores exóticos que se complementam suavemente.

Assine Agora
Hugo Godinho

Chef Hugo Godinho

Cheftime

Passo a Passo

  1. Leve uma panela com o caldo de legumes ao fogo alto com 500 ml de água. Enquanto esquenta, corte o limão em quatro partes e reserve. Esprema 1/4 do limão em um bowl. Corte as peras em fatias de 1 cm de espessura. Corte as fatias em tiras de 1 cm de largura e as tiras em cubos de 1 cm. Transfira os cubos, conforme for cortando, rapidamente para o bowl com o suco de limão para que as peras não escureçam. Misture bem e reserve. Separe o shimeji com as màos ou corte os talos, caso estejam muito grandes. Quando ferver o caldo, abaixe o fogo para o mínimo possível.

  2. Enquanto isso, sobre a tábua, pique o alho poró bem fininho. Em uma panela ou frigideira alta, acrescente o azeite e leve ao fogo baixo por 1 minuto. Quando estiver quente, coloque o alho poró picado e mexa bem por cerca de 3 minutos, ou até que fique transparente.

  3. Aumente o fogo e acrescente o arroz. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre. Adicione o vinho e o shimeji e misture bem até evaporar. Quando o vinho secar, coloque uma concha do caldo e mexa sem parar. Assim que secar, adicione outra concha e repita a operação, por aproximadamente 15 minutos, ou até que os grãos de arroz estejam al dente (sempre em fogo alto).

  4. Acrescente então as peras escorridas à panela do risoto, o queijo parmesao ralado (reserve um pouco para colocar na finalizaçao do prato, se desejar) e misture bem. Verifique o ponto: o risoto deve ser cremoso, mas os grãos de arroz devem estar al dente, ou seja, um pouco durinhos. Porém, se ainda estiver muito cru, continue cozinhando por mais 1 minuto. Se for necessário, junte um pouco mais de caldo ou água e mexa bem. Na última adição de caldo, não deixe secar completamente.

  5. Esse é o momento de provar e, se preferir, tempere o risoto com sal à gosto. Desligue o fogo, acrescente a manteiga por cima sem misturar ao risoto e tampe a panela. Parta o queijo brie em 4 fatias iguais e disponha 1 fatia de queijo brie no centro de cada prato em que você vai servir o risoto. Reserve as demais fatias.

  6. Abra a panela, acrescente a pimenta do reino ao risoto e misture pela última vez. Sirva bem quente nos pratos sobre a fatia de brie, coloque mais uma fatia por cima, polvilhe o queijo parmesão ralado e aprecie essa explosão de sabores únicos!

Veja também

Hambúrguer de Peru com Bacon Deglaceado no Conhaque e Batata Doce Rústica
Filé de Maminha Grelhada com Tomilho e Purê de Mandioca
Crostini de Castanha com Legumes e Creme de Ricota