Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 151g (1/8 porção) Valor energético 228kcal=954kj (11%VD); Carboidratos 31.65 (11%VD); Proteínas 3.11 (4%VD);Gorduras totais 8.37 (15%VD); Gorduras saturadas 3.59 (16%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 0.52 (2%VD); Sódio 243.74 (10%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

40

Calorias

912kcal=3816kj

Um clássico da culinária italiana que caiu no gosto brasileiro, o risoto é a opção perfeita para jantares sofisticados mas ao mesmo tempo sem complicação no preparo. Essa versão, feita com caldo de legumes caseiro e o aromático alho-poró, leva parmesão e um mix de três cogumelos. Garantia de uma noite feliz!

Assine Agora
Nilson Moreira Costa

Chef Nilson Moreira Costa

Club Athlético Paulistano

Formado em Gastronomia pela Hotec de São Paulo e Pós-Graduado no SENAC – com ênfase em Cozinha Brasileira, o Chef Nilson Moreira Costa, conquistou além dos certificados nacionais, qualificações internacionais como a Certificação École de Cuisine Alain Ducasse (França) e, também, da renomada Escola de Arte Culinária Laurent, com o Chef Laurent Suaudeau. Desde cedo passou por conceituados restaurantes de São Paulo e Hotéis do Brasil a fora. Atualmente, leva uma vida dinâmica e prazerosa pois além de ser Chef de cozinha do Club Atlético Paulistano, é docente em Ensino Superior na Universidade Metodista de São Paulo – S.B. do Campo/SP.

Passo a Passo

  1. Pique a cebolinha finamente, deixando 2 fios para decoração final. Despedace o shimeji com as mãos, deixando-o pequenos pedaços. Corte o shitake em fatias finas. Corte o cogumelo paris ao meio, e se estiverem muito grandes, corte em 4 partes. Coloque o caldo de legumes em uma panela e adicione 800 ml de água. Deixe cozinhar em fogo médio.

  2. Em uma frigideira, aqueça 1 un do azeite e refogue os 3 cogumelos juntos por aproximadamente 4 minutos até ficarem ligeiramente murchos. Se preferir a textura dos cogumelos mais macia, deixe por mais 1 minuto, ou até ficarem de acordo com seu paladar. Tempere com 3 sachês de sal e metade da pimenta, ou a gosto. Misture bem e reserve na frigideira para não esfriar, enquanto prepara o risoto.

  3. Em uma panela, aqueça 2 un da manteiga em fogo médio e refogue a cebola e o alho-poró por 2 minutos, misturando de vez em quando. Adicione o alho e misture por mais 30 segundos.

  4. Coloque o arroz e misture bem por mais 1 minuto. Acrescente o vinho branco e mexa até evaporar. Coloque o caldo de legumes aos poucos, uma concha de cada vez. DICA: a quantidade do caldo pode variar no cozimento do arroz. Caso seja necessário, adicione mais água. A partir desse momento, não pare de mexer para que o arroz solte amido e fique bem cremoso. Quando secar, acrescente mais uma concha e siga esse processo até que o arroz fique al dente.

  5. Ao final, coloque o restante da manteiga e todo o queijo ralado e mexa até que derreta por completo. Prove o risoto e, se achar necessário, tempere com o restante do sal e da pimenta a gosto. Adicione metade dos cogumelos refogados, a cebolinha picada e misture bem. Sirva em um prato e coloque o restante dos cogumelos por cima. Decore com a cebolinha inteira.

Veja também

Ragu de Frango com Funghi
Coxinha Assada de Brócolis e Frango
Tacos Mexicanos de Chilli com Cheddar e Jalapeño