Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 195g (1/4 porção) Valor energético 472kcal=1973kj (24%VD); Carboidratos 49g (16%VD); Proteínas 17g (23%VD);Gorduras totais 21g (39%VD); Gorduras saturadas 3g (15%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 2g (8%VD); Sódio 628mg (26%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

943kcal=3946kj

O risoto é um prato muito versátil por que te dá uma infinidade de opções de sabores. Confira essa deliciosa combinação cremosa de queijos e limão siciliano, além da crocante chips de parmesão. Uma refeição que agrada a todos os paladares. Experimente!

Assine Agora

Chef

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 150°C. Corte a abobrinha em cubinhos de 0,5 cm. Rale o queijo gruyère na parte grossa do ralador. Retire as raspas do limão e depois extraia o suco. Pique metade da salsinha e reserve a outra para decoração. Corte o alho em cubinhos.

  2. Para fazer o caldo, coloque em uma panela 1 litro de água com os cubinhos da abobrinha, deixando ferver em fogo médio. A quantidade do caldo pode variar no cozimento do grão do arroz. Dependendo da sua preferência pode sobrar ou, se faltar, acrescente mais água.

  3. Em uma assadeira, espalhe o queijo parmesão ralado formando uma camada fina. Asse por aproximadamente 10 minutos, ou até que comece dourar, com a cor marrom claro. Dica: fique sempre de olho no forno para não escurecer demais, pois isso pode amargar o chips.

  4. Enquanto isso, comece a fazer o risoto. Em uma panela, aqueça a manteiga e refogue o alho por 1 minuto. Então, adicione o arroz e refogue mais 30 segundos. Coloque o vinho e continue misturando até que ele evapore. Acrescente o caldo de abobrinha aos poucos, uma concha de cada vez, mexendo sem parar até que o caldo seque.

  5. Continue colocando o caldo até que o risoto esteja al dente e cremoso. Acrescente o suco do limão, metade das raspas, o queijo gruyère e não pare de mexer até derreter. Lembre-se de deixar o risoto sempre cremoso, caso necessários acrescente mais caldo e mexa. Acerte o sal e desligue o fogo.

  6. Para finalizar, coloque a salsinha picada, metade das amêndoas e misture bem. Espere o chips de parmesão esfriar para que endureça e fique crocante. A seguir, quebre o chips em pedaços grosseiros e espete-o sobre o risoto. Decore com a salsinha reservada e o restante das raspas e das amêndoas por cima.

Veja também

Escondidinho de Carne Seca com Aipim e Queijo Coalho Gratinado
Steak Tartare com Salada Verde e Croutons
Tilápia em Crosta de Coco com Quinoa ao Pesto