Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 356,25g (1/4 porção) Valor energético 404kcal=882kj (20%VD); Carboidratos 14,94g (5%VD); Proteínas 10,55g (14,%VD);Gorduras totais 12,01g (22%VD); Gorduras saturadas 2,01g (9%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1,12g (4%VD); Sódio 462mg (19%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

35

Calorias

404kcal=882kj

Não é à toa que o risoto é uma receita versátil e fácil de preparar. Combina com todos os tipos de proteínas, como nessa versão, feita com iscas de peru grelhado ao molho agridoce de laranja. Experimente e inove o seu jantar!

Assine Agora
Comfort Food

Chef Comfort Food

Passo a Passo

  1. Descasque a cebola e corte em cubinhos. Retire as raspas de 1 laranja e extraia o suco das 3. Desfolhe o alecrim, reserve um raminho para decoração e pique bem o restante.

  2. Para fazer o caldo, coloque 800 ml de água em uma panela, adicione o caldo de legumes e deixe ferver em fogo alto. Dica: a quantidade do caldo pode variar no cozimento do grão do arroz. Dependendo da sua preferência pode sobrar ou, se faltar, acrescente mais água.

  3. Tempere as iscas com sal e pimenta a gosto e o alecrim. Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite em fogo alto e grelhe as iscas de peru por 4 minutos, ou até que fiquem levemente douradas. Reserve em um prato para usar a mesma frigideira no próximo passo.

  4. Na mesma frigideira, coloque o suco da laranja e 1 concha do caldo de legumes e deixe ferver em fogo médio. Enquanto isso, dissolva o amido em 30 ml de água. Assim que ferver, acrescente o amido e misture bem até engrossar. Acerte o sal e adicione as iscas no molho. Apague o fogo e deixe na frigideira para manter aquecido até servir.

  5. Em uma outra panela, em fogo médio, derreta a manteiga e refogue a cebola por 1 minuto. Então, adicione o arroz e refogue mais 30 segundos. Coloque o vinho e continue misturando até que ele evapore. Acrescente o caldo aos poucos, uma concha de cada vez, mexendo sem parar até que ele seque. Repita esse passo até que o risoto esteja al dente e cremoso.

  6. Adicione o queijo gorgonzola e misture bem até derreter. Se achar necessário, tempere com sal e pimenta a gosto. Sirva o risoto em um prato, coloque as iscas por cima e decore com o ramo de alecrim reservado.

Veja também

Sassami ao Curry com Batata Rústica
Shepherd's Pie - Torta Inglesa de Carne com Batata
Pão Italiano Xadrez Recheado com Ementhal, Cheddar e Calabresa