Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 320g (1/2 porção) Valor energético 894kcal=3741kJ, (45% VD) Carboidratos 98g, (33% VD) Proteínas 28g, (37% VD) Gorduras totais 44g, (79% VD) Gorduras saturadas 7g, (32% VD) Gorduras trans 0g** Fibra alimentar 4g, (17% VD) Sódio 1066mg, (44% VD) (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

35

Calorias

894kcal=3741kJ

O queijo gorgonzola é uma variedade de queijo azul, originário de Gorgonzola, em Milão. Sua textura é macia e o aroma é intenso, porém muito agradável ao ser mesclado com os pedaços de figo seco, levemente adocicados. Para completar, a farofinha de amêndoas se destaca com uma crocância deliciosa! Aproveite!

Assine Agora

Chef Comfort Food / Veggie

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 150°C. Descasque a cebola e corte em cubinhos. Corte o queijo gorgonzola em pedaços grosseiros. Corte o figo seco em tiras fininhas.

  2. Em uma panela, coloque 1 litro de água com a salsinha e deixe ferver em fogo alto. Dica: a quantidade do caldo pode variar no cozimento do grão do arroz. Dependendo da sua preferência pode sobrar ou, se faltar, acrescente mais água.

  3. Em um bowl pequeno, coloque 20 g de manteiga, a farinha, as amêndoas, o açúcar, 1 colher (chá) do parmesão e uma pitada de sal. Misture bem até formar uma pastinha. Em uma assadeira antiaderente, espalhe uma camada fina da mistura. Asse por 5 minutos, ou até que fique bem douradinha, checando o forno sempre para que não queime.

  4. Em outra panela média, aqueça o restante da manteiga e refogue a cebola por 1 minuto. Então adicione o arroz e refogue mais 30 segundos. Coloque o vinho e continue misturando até que evapore.

  5. Acrescente o caldo de salsinha aos poucos, uma concha de cada vez, mexendo sem parar até que ele seque. Repita esse processo até que o risoto esteja al dente e cremoso. Adicione o parmesão e o gorgonzola e continue misturando por mais 30 segundos.

  6. Por fim acrescente metade do figo e misture. O risoto tem que ficar bem cremoso. Caso necessite, adicione mais 1 concha de caldo. Sirva o risoto em um prato e coloque o restante do figo por cima. Salpique o crocante de amêndoas sobre o prato.

Veja também

Rolinho de Frango Harissa Recheado de Presunto com Abóbora Assada
Sanduba de Cogumelo Hiratake com Creme de Ricota e Limão
Salada de Quinoa Mista, Agrião e Damasco