Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 275g (1/4 porção) Valor energético 768kcal=3215kj (38%VD); Carboidratos 139g (46%VD); Proteínas 11g (14,%VD);Gorduras totais 7g (13%VD); Gorduras saturadas 1g (3%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 10g (40%VD); Sódio 286mg (12%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

50

Calorias

1537kcal=6430kj

Arroz e feijão, só? Nada disso! A feijoada bem brasileira que você já conhece ganha uma apresentação inédita ao se transformar num delicioso risoto! Acompanhada de farofa de banana, crispy de carne seca, couve e laranja, esta é uma receita de feijoada completíssima servida de forma diferente! Experimente e confira!

Assine Agora
Priscilla Coutinho

Chef Priscilla Coutinho

Apaixonada pela cozinha, largou a advocacia para viver entre as panelas. Formada pela Anhembi Morumbi, já trabalhou como chef cozinha em um restaurante na vila madalena, bem como foi consultora durante alguns anos de um grupo de bares e restaurantes, onde elaborava cardápios e dava treinamentos. Fez estágios em alguns restaurantes renomados e cursos dentro e fora do Brasil. Nascida e criada em Belém do Pará, teve sua infância na ilha do Marajó, de onde vem suas maiores inspirações.

Passo a Passo

  1. Retire a pele da linguiça paio, depois corte em rodelas finas. Corte a laranja em 4 partes, no formato de gomos. Enrole as folhas de couve formando um rolinho e, corte-a em fatias bem fininhas. Descasque a banana e corte-a em cubos pequenos de 2 cm. Com ajuda de uma peneira, separe o feijão do caldo, reservando-os separadamente.

  2. Em uma panela média, coloque 2 colheres de sopa do azeite e refogue a carne seca em fogo alto por aproximadamente 5 minutos, ou até que fique sequinha e crocante. Reserve em um prato. Na mesma panela, adicione mais 2 colheres de sopa do azeite e refogue o paio por 2 minutos em fogo alto. Adicione as folhas de louro, o caldo do feijão (reservado) e 800 ml de água. Deixe cozinhar em fogo médio. Este será o caldo base do nosso risoto.

  3. Em outra panela grande, coloque 2 colheres de sopa do azeite e refogue a cebola em fogo médio por 1 minuto. Coloque o arroz arbóreo, mexa por cerca de 1 minuto, adicione a cachaça e misture até que ele evapore completamente. Comece a adicionar o caldo da feijoada aos poucos, reservando o paio no fundo e mexa sem parar para cozinhar os grãos e liberar o amido. Repita este processo até que o risoto esteja al dente. DICA: "al dente" significa dizer que o arroz precisa passar por um tempo menor do cozimento do grão, para que fique no meio termo entre duro e mole.

  4. Para finalizar o risoto, adicione o queijo coalho e mexa até derreter. Adicione os grãos do feijão e a linguiça paio que ficou no fundo do caldo. Tempere com 4 sachês de sal, ou de acordo com seu paladar e misture para incorporar. Mantenha na panela para permanecer aquecido.

  5. Em uma frigideira, aqueça 1 colher de sopa do azeite em fogo baixo e refogue a couve, misturando sem parar por aproximadamente 2 minutos ou até que ela fique ligeiramente murcha. Tempere com 2 sachês de sal e reserve em um prato.

  6. Na mesma frigideira, aqueça o restante do azeite em fogo alto e refogue o alho por 30 segundos. Adicione a banana e mexa por mais 1 minuto, delicadamente para não desmanchar. Acrescente a farinha de mandioca e continue mexendo até que ela fique levemente dourada. Ao final, tempere com 3 sachês de sal e reserve. Para montar o prato, coloque o risoto no centro, a carne seca e a couve por cima. Disponha a farofinha de banana ao lado e decore com os gomos de laranja. Após esta apresentação incrível, é só se deliciar! Bom apetite!

Veja também

Chuleta Barbecue com Batatas Rústicas ao Lemon Pepper
Sopa de Abóbora e Batata Doce com Cream Cheese e Nozes
Temaki de Saint Peter com Molho Tarê