Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 98g (1/8 porção) Valor energético 273kcal=1144kj (14.%VD); Carboidratos 45.69 (15%VD); Proteínas 4.41 (6%VD);Gorduras totais 6.68 (12%VD); Gorduras saturadas 0.76 (3%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 0.37 (1%VD); Sódio 1165.23 (49%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Um prato com ingredientes e técnicas italianos, com sabores que se completam. O risoto de cogumelos finalizado com parmesão e perfume de trufas vai te levar para uma viagem gastronômica sem sair de casa!

Assine Agora
Cheftime by Pão de Açúcar

Chef Cheftime by Pão de Açúcar

Passo a Passo

  1. Pique os cogumelos em pedaços menores de aproximadamente 2 cm. Coloque-os em uma panela com 1L de água e deixe ferver em fogo médio.

  2. Em outra panela, aqueça o azeite de oliva em fogo médio e refogue a cebola rapidamente por 30 segundos. Adicione o arroz, misture bem e coloque o vinho branco. Mexa até que ele evapore.

  3. Acrescente o caldo do cogumelo aos poucos (com os cogumelos junto), uma concha de cada vez e mexendo sem parar até que ele seque antes de adicionar a próxima concha. Continue colocando o caldo até que o risoto esteja al dente (ponto levemente firme mas não duro) e cremoso, caso goste mais cozido adicione mais algumas conchas de caldo. Deixe cerca de 2 conchas do caldo, e um pouco do cogumelo na panela, para fazer o molho depois. Caso necessário, acrescente mais água no caldo e espere ferver.

  4. Acrescente o queijo ralado e não pare de mexer até derreter. Lembre-se de deixar o risoto sempre cremoso. Se após o queijo derreter você achar que ficou muito grosso, acrescente mais caldo e mexa bastante. Tempere com 3 g de sal e a pimenta, ou de acordo com seu paladar. Reserve na panela para não esfriar.

  5. Dilua o amido de milho em 50 ml de água. Certifique-se que tenha cerca de 2 conchas do caldo na panela junto com os cogumelos. Mantenha em fogo médio, e quando estiver fervendo, adicione o shoyu, o amido dissolvido e misture constantemente até que engrosse. Sirva o risoto em um prato, coloque o molho cremoso de cogumelos por cima. Para finalizar, regue o molho à base de azeite de oliva sabor trufas brancas de acordo com seu paladar.

Veja também

Peixe Assado com Lentilha Vermelha e Legumes Picantes
Guisado de Mignon ao Leite de Coco e Curry
Frango ao Molho de Laranja com Bifum da Liberdade