Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 114g (1/8 porção) Valor energético 266kcal=1113kj (13%VD); Carboidratos 20.94 (7%VD); Proteínas 12.74 (17%VD);Gorduras totais 12.99 (24%VD); Gorduras saturadas 2.24 (10%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 0.09 (0%VD); Sódio 911.45 (38%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

40

Calorias

1063kcal=4448kj

Juntamos a doçura da castanha portuguesa com o requinte e sabor da cestinha de parmesão e dos chips de presunto parma para criar uma receita inesquecível. Aproveitem!

Assine Agora
Cheftime

Chef Cheftime

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 180°C. Reserve 2 raminhos da salsinha para decorar e pique o restante finamente. Corte uma das extremidades das castanhas portuguesas e puxe com uma faca, retirando toda a casca. Em seguida, corte-as em pedaços grosseiros. Divida o queijo parmesão em 3 partes e reserve-os. Coloque o caldo de legumes em uma panela, adicione 800 ml de água e espere ferver em fogo alto.

  2. Faça primeiro a cestinha de parmesão. Em uma frigideira grande antiaderente, salpique 1 parte do queijo parmesão, espalhando uma camada no fundo (não muito fina, para não quebrar) em formato de discos de aproximadamente 15 cm. Em fogo médio/baixo, espere derreter de 3 a 5 minutos, até que forme uma crosta na parte de baixo - use uma escumadeira para verificar. Dica: cuidado para não queimar. Caso comece a escurecer muito, abaixe o fogo.

  3. Coloque um recipiente redondo ou uma xícara de chá de cabeça para baixo em uma superfície. Com ajuda de uma escumadeira, retire o disco de queijo da frigideira e vire-o de ponta cabeça, fazendo com que o queijo caia sobre a xícara, formando uma cestinha. Repita o mesmo processo, fazendo mais uma cestinha com outra parte do queijo reservado. Espere esfriar para desenformar a cestinha da xícara.

  4. Faça o chips de parma. Espalhe as fatias de parma sobre uma assadeira grande e asse por aproximadamente 5 minutos, ou até que fiquem douradas e crocantes. Dica: cheque o forno a cada 2 minutos, para não deixar queimar. Se achar necessário, deixe mais alguns minutos.

  5. Para fazer o risoto, em uma panela média, aqueça metade da manteiga e refogue a cebola por 1 minuto. Então, adicione o arroz e refogue mais 30 segundos. Coloque o vinho e continue misturando até que ele evapore. Acrescente o caldo aos poucos, uma concha de cada vez, mexendo sem parar até que ele seque. Continue colocando o caldo até que o risoto esteja al dente e cremoso.

  6. Acrescente o restante do queijo parmesão e não pare de mexer até derreter. Lembre-se de deixar o risoto sempre cremoso. Caso necessário, acrescente mais caldo e mexa bastante. Tempere com 5 g de sal ou de acordo com seu paladar. Adicione a castanha e a salsinha picada e misture para incorporar ao risoto. Por fim, coloque a manteiga e misture rapidamente até derreter. Sirva o risoto dentro da cestinha. Quebre os chips de parma e espete sobre o risoto. Decore com o raminho da salsinha reservado.

Veja também

Sanduba de Cogumelo Hiratake com Creme de Ricota e Limão
Merluza Crocante de Amêndoas em Cama de Berinjela
Sassami de Frango Crocante de Amendoim e Coco com Patê de Azeitona Preta