Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 136,25g (1/4 porção) Valor energético 351kcal=1468kj, %VD 18% Carboidratos 32g, %VD 11% Proteínas 14g, %VD 19% Gorduras totais 17g, %VD 31% Gorduras saturadas 3g, %VD 12% Gorduras trans 0g, %VD ** Fibra alimentar 1g, %VD 2% Sódio 918mg, %VD 38% (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

25

Calorias

702kcal=2937kj

Risoto pode ser um prato mais que tradicional da Itália, mas hoje ele vestiu a camisa brasileira e está com alma nordestina com a combinação icônica de carne seca e requeijão. O agrião entra para dar um toque levemente picante e harmoniza muito bem com a intensidade da carne seca.

Assine Agora
Comfort Food

Chef Comfort Food

Passo a Passo

  1. Descasque o alho e corte em cubos pequenos. Pique a salsinha finamente. Tire o talo mais grosso do agrião e corte as folhas em finas fatias.

  2. Em uma panela, coloque 1 litro de água com o louro e deixe ferver em fogo alto. Dica: a quantidade do caldo pode variar no cozimento do grão do arroz. Dependendo da sua preferência pode sobrar ou, se faltar, acrescente mais água.

  3. Em uma frigideira ou panela, em fogo médio, derreta a manteiga e refogue o alho por 30 segundos. Então, adicione o arroz e refogue mais 30 segundos. Coloque o vinho e continue misturando até que ele evapore. Acrescente o caldo (apenas o caldo, sem o louro) aos poucos, uma concha de cada vez, mexendo sem parar até que ele seque.

  4. Continue colocando o caldo até que o risoto esteja al dente. Repetir esse processo até que o risoto esteja al dente e cremoso. Adicione o requeijão e a carne seca, misturando sempre para incorporar todos os ingredientes no risoto.

  5. Prove e acerte o sal de acordo com seu paladar. Se achar necessário, adicione mais caldo e misture. Desligue o fogo e coloque um fio de azeite para dar brilho. Finalize com a salsinha e metade do agrião, mexendo para incorporar todos os ingredientes. Sirva em um prato e decore com o restante do agrião por cima.

Veja também

Maminha Grelhada com Salada de Feijão Fradinho e Pinhão
Chuleta Assada ao Chimichurri com Cebola Roxa e Farofa Crocante de Alho
Peixe Assado com Lentilha Vermelha e Legumes Picantes