Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 130g (1/8 porção) Valor energético 262kcal=1097kj (13%VD); Carboidratos 24.72 (8%VD); Proteínas 8.17 (11%VD);Gorduras totais 13.03 (24%VD); Gorduras saturadas 1.95 (9%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 0.78 (3%VD); Sódio 422.58 (18%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

1048kcal=4384kj

O risoto é um prato clássico de origem Italiana. Apreciado no mundo todo, ele pode receber os mais diversos tipos de ingredientes em sua preparação. Basta combinar os sabores e arriscar, como nesse prato que foi feito com calabresa e chips de alho-poró. Fácil e surpreendente!

Assine Agora
Comfort Food

Chef Comfort Food

Passo a Passo

  1. Descasque a cebola e corte-a em cubinhos. Corte a cebolinha em finas rodelas. Corte o alho-poró ao meio no sentido do comprimento e a seguir em tirinhas bem fininhas. Retire a pele da linguiça e depois corte em cubos de aproximadamente 2 cm. Corte o tomate ao meio.

  2. Para fazer o caldo, em uma panela coloque 800 ml de água e salsinha. Adicione o caldo de legumes e deixe ferver, em fogo médio. Dica: a quantidade do caldo pode variar no cozimento do grão do arroz. Dependendo da sua preferência pode sobrar, ou se faltar, acrescente mais água.

  3. Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite em fogo alto e salteie o tomate por aproximadamente 2 minutos, ou até que fiquem ligeiramente murchos, e reserve em um recipiente. Coloque o alho-poró em um prato e salpique a farinha de trigo por cima. Misture bem, empanando tudo.

  4. Na mesma frigideira, aqueça cerca de 50 ml de óleo em fogo médio e frite o alho-poró por aproximadamente 2 minutos, ou até que comecem a ficar sequinhos e dourados, ou seja, com textura crocante. Reserve sobre um papel toalha. Em uma panela, aqueça metade da manteiga e refogue a cebola por 1 minuto. Então adicione o arroz e refogue mais 30 segundos. Coloque o vinho e continue misturando até que o vinho evapore.

  5. Acrescente o caldo de salsinha aos poucos, uma concha de cada vez, mexendo sem parar até que o caldo seque. Repita esse processo até que o risoto esteja al dente e cremoso. Adicione a linguiça calabresa e metade da cebolinha, e continue misturando por mais 30 segundos.

  6. Desligue o fogo, coloque o queijo e não pare de mexer até que fique mais cremoso. Por fim, acrescente o restante da manteiga e misture até derreter. Sirva o risoto em um prato, distribua os tomates sobre o risoto e coloque o chips de alho-poró por cima. Salpique a cebolinha.

Veja também

Chuleta ao Molho Aioli e Tomate Assado com Ricota
Lascas de Bacalhau com Cebola Roxa em Cama de Batata Doce
Frango Assado na Mostarda Dijon com Purê de Batata e Tomate Cereja