Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 212,5g (1/4 porção) Valor energético 430kcal=1798kj, %VD 21% Carboidratos 37g, %VD 12% Proteínas 18g, %VD 24% Gorduras totais 21g, %VD 39% Gorduras saturadas 3g, %VD 13% Gorduras trans 0g, %VD ** Fibra alimentar 1g, %VD 5% Sódio 164mg, %VD 7% (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

860kcal=3596kj

A beterraba é um vegetal de raiz com alto valor nutritivo que traz muitos benefícios à saúde. Sua cor intensa e sabor adocicado combinam com preparações contrastantes, como nessa receita, que teve o poder de tingir a cor branca do risoto e harmonizar com o sabor forte da costela suína, assada e temperada com limão.

Assine Agora

Chef Comfort Food

Passo a Passo

  1. Corte a costelinha em cubos de 2 cm e coloque-a em uma assadeira. Esprema o limão, adicione um fio de azeite e cerca de 100 ml de água. Tempere com sal e pimenta e leve ao forno para assar por 25 minutos a 200°C. Dica: não precisa retirar a gordura da costela, pois ela ajuda deixar a carne mais macia, além de mais saborosa.

  2. Descasque a beterraba e corte-a em cubinhos de 0,5 cm. Rale o queijo na parte grossa de um ralador, ou corte-o em cubinhos. Corte o limão ao meio.

  3. Para fazer o caldo, coloque em uma panela 1 litro de água com a beterraba e deixe ferver em fogo médio. A quantidade do caldo pode variar no cozimento do grão do arroz. Dependendo da sua preferência, pode sobrar ou, se faltar, acrescente mais água.

  4. Enquanto isso, comece a fazer o risoto. Em uma panela, aqueça a manteiga e refogue o alho por 1 minuto. Então, adicione o arroz e refogue mais 30 segundos. Coloque o vinho e continue misturando até que ele evapore. Acrescente o caldo de beterraba aos poucos, uma concha de cada vez, mexendo sem parar até que ele seque.

  5. Continue colocando o caldo até que o risoto esteja al dente e cremoso. Dica: a beterraba não precisa ficar macia, e sim al dente para contrastar com a textura cremosa do risoto. Acrescente o queijo estepe e não pare de mexer até derreter. Lembre-se de deixar o risoto sempre cremoso, então, caso necessário, acrescente mais caldo e mexa. Acerte o sal e desligue o fogo.

  6. Retire a costelinha do forno e, com a ajuda de uma garfo, desfie ou corte em cubos pequenos. Adicione a costelinha ao risoto e misture por mais 1 minuto. Se preferir, coloque a costelinha por cima. Sirva o risoto em um prato e coloque o broto por cima.

Veja também

Contrafilé Grelhado com Legumes Primavera
Purê de Mandioquinha com Mignon Suíno ao Molho de Vinho Tinto
Polpetone com Ovos e Salada de Rúcula, Pepino e Linhaça