Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 182,16g (1/6 porção) Valor energético 289kcal=631kj (14,%VD); Carboidratos 29,01g (10%VD); Proteínas 10,13g (14,%VD);Gorduras totais 13,26g (24%VD); Gorduras saturadas 1,37g (6%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 0,56g (2%VD); Sódio 945mg (39%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

35

Calorias

737kcal=3083kJ

Um prato infalível para um jantar magnífico. Você vai se surpreender com uma receita simples de preparar, de sabores marcantes e ingredientes deliciosos. O bacalhau é harmonizado com um confit de tomatinhos amarelos, que são cozidos em azeite e ervas em baixa temperatura, mantendo seu sabor adocicado ainda mais intenso. Confira!

Assine Agora
Luis Fernando Perin

Chef Luis Fernando Perin

Chef da Viking Range

Passo a Passo

  1. Prepare o confit de tomatinhos: em uma panela pequena, coloque o manjericão, o tomilho e o alecrim no fundo. Adicione os tomates amarelos formando uma só camada e coloque o azeite. Leve ao fogo baixo e, quando estiver quase fervendo, levantando pequenas bolinhas na lateral da panela, apague o fogo, tampe a panela e deixe esfriar. Enquanto isso, vamos ao bacalhau.

  2. Coloque o bacalhau em uma panela e acrescente o caldo de legumes e 800 ml de água. Cozinhe até ferver em fogo alto. A seguir, retire o bacalhau com uma escumadeira e coloque em uma tábua. Se estiver com pedaços grandes, desfie com ajuda de um garfo e reserve. Mantenha o caldo no fogo e abaixe para o mínimo.

  3. Para fazer o risoto, comece aquecendo uma panela média ao fogo alto. Depois de quente, acrescente metade da manteiga e, quando derreter, junte a cebola, refogando por cerca de 1 minuto, sem deixar dourar. Coloque o arroz e mexa bem, para que todos os grãos sejam envolvidos pela manteiga. Em seguida, acrescente o vinho branco, mexendo até evaporar por cerca de 1 a 2 minutos.

  4. Usando uma concha, coloque o caldo aos poucos na panela, mexendo sem parar, deixando evaporar e então acrescentando mais caldo. Continue esse processo por cerca de 14 a 15 minutos, acrescentando o caldo aos poucos e sempre mexendo até o risoto ficar al dente ou levemente macio. Dica: caso você prefira o risoto mais macio, cozinhe por mais tempo ou de acordo com seu paladar.

  5. Para finalizar o risoto, acrescente o creme de leite e o restante da manteiga e mexa bem. Apague o fogo, junte o bacalhau e mexa delicadamente. Prove o risoto e ajuste o sabor com 3 g de sal ou de acordo com seu paladar. Acrescente a pimenta moída, aos poucos, e reserve (deixando descansar por 2 minutos para incorporar os sabores).

  6. Enquanto isso, corte a cebolinha bem fininha, quase granulada. Sirva o risoto em um prato fundo, decore com o confit de tomates amarelos e finalize com a cebolinha salpicada. Dica: o azeite de ervas que ficou no fundo da panela na preparação do confit pode ser usado para finalizar o prato ou também ser guardado para outras receitas!

Veja também

Carne Moída ao Molho Inglês com Couscous Marroquino
Frango à Kiev com Mix de Salada e Tomate
Medalhão Suíno com Chutney de Manga e Arroz Branco