Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 117,16g (1/6 porção) Valor energético 212kcal=464kj (11%VD); Carboidratos 21,26g (7%VD); Proteínas 13,53g (18%VD);Gorduras totais 6,68g (12%VD); Gorduras saturadas 1,07g (5%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 0,19g (1%VD); Sódio 647mg (27%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

35

Calorias

789kcal=3300kJ

O risoto é um dos pratos mais versáteis que existem no mundo. Além de ser muito prático, você pode inovar nas variações de recheios e acompanhamentos. Experimente essa receita feita com bacalhau, tomate seco e alcaparras e se surpreenda - ou surpreenda sua companhia nesta refeição!

Assine Agora
Comfort Food

Chef Comfort Food

Passo a Passo

  1. Comece descascando a cebola e corte-a em cubinhos. Rale o queijo na parte grossa do ralador ou, se preferir, corte em cubos pequenos. Pique metade da cebolinha e a outra deixe inteira para decorar. Corte o tomate seco em pedaços de 1 cm.

  2. Para fazer o caldo, coloque em uma panela 1 litro de água e a alcaparra e deixe ferver em fogo alto. DICA: a quantidade do caldo pode variar no cozimento do grão do arroz. Dependendo da sua preferência pode sobrar ou, se faltar, acrescente mais água.

  3. Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite em fogo alto e sele as lascas do bacalhau por 5 minutos, ou até que fiquem bem douradinhas, virando os lados na metade do tempo. Enquanto isso, comece a preparar o risoto.

  4. Em uma panela, aqueça a manteiga em fogo médio e refogue a cebola por 1 minuto. Adicione o arroz e refogue por mais 30 segundos. Coloque o vinho e continue misturando até que ele evapore.

  5. Acrescente o caldo fervendo, uma concha de cada vez, mexendo sem parar até secar. Repita esse processo até que o risoto esteja al dente e cremoso. Adicione o tomate seco e o queijo ralado e misture mais 1 minuto, até que o queijo derreta e fique cremoso.

  6. Caso o risoto fique muito grosso e seco, coloque mais caldo e misture. Por fim, adicione a cebolinha picada e misture. Sirva o risoto em um prato, coloque o bacalhau por cima e decore com a cebolinha inteira. Agora é só comprovar o quão versátil é um risoto! Bom apetite!

Veja também

Karê Vegano com Cogumelo Eryngui
Rocambole de Omelete Recheado de Peito de Peru e Espinafre
Canelone de Abobrinha Recheado de Ricota e Tomate Seco ao Molho Pomodoro