Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 300g (1/2 porção) Valor energético 738kcal=3089kJ, VE-VD 37% Carboidratos 87g, C-VD 29,% Proteínas 23g, P-VD 30% Gorduras totais 30g, GT-VD 55,% Gorduras saturadas 5g, GS-VD 22% Gorduras trans 0g, GT-VD ** Fibra alimentar 1g, FA-VD 4% Sódio 942mg, S-VD 39% (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

738kcal=3089kJ

O risoto é um prato versátil e admite várias combinações. Nesta receita agregamos a alcachofra, de textura delicada, ao molho pesto, com seu sabor inconfundível, para chegarmos a um delicioso resultado! Buon appetito!

Assine e receba receitas como esta toda semana

Chef Comfort Food/ Veggie

Passo a Passo

  1. Em uma panela coloque 1,2 litros de água e deixe ferver em fogo alto. Descasque a cebola echalote e corte em cubinhos. Descasque o alho, deixando-o inteiro. Corte a alcachofra em fatias de 1 cm. Desfolhe o manjericão retirando apenas o talo mais grosso, reserve um raminho para decorar.

  2. Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite em fogo bem alto e sele as fatias da alcachofra por aproximadamente 5 minutos, ou até que fiquem bem douradas. Vire de lado na metade do tempo e tempere com sal e pimenta a gosto. Reserve.

  3. Quando a água ferver, coloque o manjericão e conte 20 segundos. Com ajuda de uma peneira, retire o manjericão da panela e coloque-o imediatamente debaixo de água corrente e fria para interromper o cozimento. Mantenha a água fervendo na panela, que será usada para o caldo do risoto.

  4. Para fazer o pesto, em um mixer ou liquidificador, coloque o manjericão, o xerém de amendoim, 1 colher (sopa) do queijo ralado, o alho, cerca 50 ml de azeite e tempere com sal e pimenta a gosto e processe até ficar homogêneo. Reserve em um recipiente. Em uma panela, aqueça metade da manteiga em fogo médio e refogue a cebola por 1 minuto, adicione o arroz e refogue mais 30 segundos. Coloque o vinho e continue misturando até que o vinho evapore.

  5. Acrescente a água fervendo, que está aromatizada de manjericão, uma concha de cada vez, mexendo sem parar até secar. Repetir esse processo até que o risoto esteja al dente e cremoso. Se caso o caldo de manjericão acabar, adicione mais água na panela para ferver. Acrescente a alcachofra no risoto e reserve 1/3 para colocar por cima no final da preparação. Misture bem.

  6. Adicione o queijo parmesão e não pare de mexer até derreter. Por fim coloque a manteiga e misture bem. Se achar necessário acerte o sal. Sirva o risoto em um prato, decore com o restante da alcachofra e regue o molho pesto por cima. Decore com o manjericão reservado.

Veja também

Mignon Suíno ao molho de Laranja com Arroz Sírio
Saint Peter ao Molho de Alcaparras e Julienne de Legumes
Polaca Crocante de Amêndoas em Cama de Berinjela