Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 54g (1/8 porção) Valor energético 189kcal=791kj (9%VD); Carboidratos 31.97 (11%VD); Proteínas 3.88 (5%VD);Gorduras totais 4.66 (8%VD); Gorduras saturadas 0.14 (1%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1.33 (5%VD); Sódio 265.63 (11%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

35

Calorias

756kcal=3163kj

Chegou a hora de provar um prato verdadeiramente italiano: o Risoto alla Milanese - ou Risoto Milanês! Uma receita típica de Milão que leva o açafrão em pistilos (ou estigma), um ingrediente especial, em seu preparo. Além disso, você vai preparar uma cestinha de parmesão e um azeite com tomilho para finalizar o prato e impressionar qualquer um com este delicioso risoto tradicional!

Assine Agora
Cheftime by Pão de Açúcar

Chef Cheftime by Pão de Açúcar

Passo a Passo

  1. Em uma panela grande, coloque 1 litro de água com o açafrão em pistilos (ou estigmas) - guarde um pouco para decorar no final - e as folhas de louro. Deixe ferver em fogo médio, pois este será o caldo do seu risoto. DICA: o açafrão em pistilos é um dos ingredientes mais caros da gastronomia mundial. Trata-se do pistilo de uma flor asiática que é colhido manualmente. Detalhe: são apenas 3 pistilos por flor, portanto é um processo super delicado! Esse tesouro gastronômico é o verdadeiro açafrão. O pó amarelo conhecido como "açafrão da terra" é, na verdade, cúrcuma.

  2. Agora vamos fazer as cestinhas: em uma frigideira média antiaderente coloque 50g de queijo ralado (metade da embalagem maior) espalhando uma camada no fundo, não muito fina para não quebrar, em formato de discos de aproximadamente 10 cm. Espere derreter de 3 a 5 minutos, apertando levemente o disco com as costas de uma colher para ajudar, até que forme uma crosta na parte de baixo. Use uma escumadeira levantando delicadamente para verificar. Quando estiver levemente dourado, vire-a cuidadosamente para tostar do outro lado também.

  3. Coloque um recipiente redondo médio ou uma xícara de chá (aproximadamente 10 cm de diâmetro) de cabeça para baixo em uma superfície lisa. Com a ajuda de uma escumadeira ou espátula, retire o disco de queijo da frigideira e vire de ponta cabeça, fazendo com que ele caia sobre o recipiente. Pegue um guardanapo e molde o disco apertando delicadamente com as pontas dos dedos, formando uma cestinha. Repita o mesmo processo com mais 50g de queijo (o restante da embalagem maior). Deixe as cestinhas esfriando de cabeça para baixo enquanto prepara seu risoto.

  4. Em uma panela média, aqueça metade do azeite de oliva em fogo médio e refogue a cebola rapidamente por 30 segundos. Adicione o arroz, misture bem e coloque o vinho branco. Mexa até que ele evapore. Com o auxílio de uma concha, comece a adicionar o caldo de açafrão aos poucos, uma concha de cada vez, mexendo sem parar até que o caldo seque antes de adicionar mais.

  5. Continue colocando o caldo até que o risoto esteja al dente (ponto levemente firme mas não duro) e cremoso. Caso goste dele mais cozido, adicione mais algumas conchas de caldo e siga mexendo mais um pouco. Acrescente toda a embalagem menor do queijo ralado (50g) e não pare de mexer até derreter. Lembre-se de deixar o risoto sempre cremoso. DICA: se após o queijo derreter você achar que ficou muito grosso, acrescente mais caldo e mexa bastante. Tempere com 3 sachês de sal, ou de acordo com seu paladar.

  6. Para fazer o azeite de tomilho, coloque o restante do azeite em um recipiente e adicione o tomilho, aos poucos, de acordo com seu paladar, e misture. DICA: você pode esquentar o azeite com o tomilho em uma frigideira em fogo médio por 1 minuto, isso vai ajudar a extrair mais aroma do tomilho, ou no micro-ondas por 30 segundos em potência média. Desenforme a cestinha de parmesão e, com cuidado, coloque no prato em que irá servir. Sirva o risoto dentro dela e regue com um pouco do azeite, finalizando com o açafrão reservado do início. Agora é apreciar um pouquinho antes de comer todo este risoto maravilhoso e tipicamente italiano! Buon appetito!

Veja também

Tofu Grelhado com Salada de Quinoa e Beterraba ao Pesto Light
Salada de Beterraba com Ovos, Queijo de Cabra e Nozes
Pretzel com Salsicha Alemã e Mostarda Escura