Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Risoto de Açafrão com Chips de Parma e Azeite de Couve

Tabela Nutricional

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

40 minutos

Calorias

707kcal=2959kJ

É só olhar para a receita e perceber que suas cores e formas foram inspiradas para comemorar a semana da arte moderna. O risoto de açafrão tem cor forte e textura macia que contrasta com as formas irregulares, o sabor intenso e crocante do chips de presunto parma. O verde do azeite de couve dá o brilho e equilibra os demais sabores e, o manjericão roxo dá o toque final aromatizando o prato.

Assine Agora

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 180°C. Coloque uma panela com 500 ml de água para ferver. Descasque a cebola e corte em cubinhos. Desfolhe o manjericão. Em uma assadeira estique as fatias do parma e asse por 12 minutos, ou até que estejam crocantes.

  2. Para fazer o caldo, em uma outra panela coloque 1 litro de água e o açafrão em pó. Misture bem e deixe cozinhar em fogo baixo. Dica: a quantidade do caldo pode variar no cozimento do grão do arroz. Dependendo da sua preferência pode sobrar, ou se faltar, acrescente mais água.

  3. Quando a água da primeira panela estiver fervendo, adicione a couve e cozinhe por 1 minuto. Então retire-a da água fervendo e enxague-a em água corrente até que esfrie por completo. Em um liquidificador, mixer ou processador de alimentos, bata a folha da couve com 30 ml de azeite até que vire uma mistura homogênea. Tempere com sal.

  4. Use a mesma panela que cozinhou a couve para fazer o risoto. Descarte a água e coloque em fogo médio, adicione metade da manteiga na panela, a cebola e refogue por 1 minuto. Então adicione o arroz e refogue mais 30 segundos. Coloque o vinho e continue misturando até que o vinho evapore.

  5. Acrescente o caldo de açafrão aos poucos, uma concha de cada vez, mexendo sem parar até que o caldo seque. Repetir esse processo até que o risoto esteja al dente e cremoso. Adicione o queijo parmesão ralado, e continue misturando por mais 30 segundos.

  6. Por fim acrescente o restante da manteiga mexendo bem até derreter. Sirva o risoto em um prato e coloque o chips de parma por cima. Faça um risco em volta do risoto, com o azeite e couve. Decore com o manjericão roxo.

Veja também

Carne Seca com Feijão Fradinho, Couve e Vinagrete
Mignon Suíno em Crosta de Aveia e Batata Gratinada
Tabule de Quinoa Mista com Endívias Recheadas de Ricota, Mel e Nozes