Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 190g (1/8 porção) Valor energético 292kcal=1221kj (15%VD); Carboidratos 19.53 (7%VD); Proteínas 7.7 (10%VD);Gorduras totais 13.49 (25%VD); Gorduras saturadas 0.96 (4%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 0.3 (1%VD); Sódio 736.09 (31%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

40

Calorias

1167kcal=4882kj

O defumado da cerveja estilo Porter se junta ao queijo da Serra da Estrela e à linguiça toscana para fazerem desta receita uma festa de sabores, super simples e fácil. Confira!

Assine Agora
Paulo Savioli

Chef Paulo Savioli

Formado na clássica Escola Le Cordon Bleu de Miami - USA, Paulo Savioli é especializado em cozinha contemporânea e molecular. Passou por renomados restaurantes e, além disso, especializou-se em vinhos, adquirindo um certificado da CMS (The Court of Master Sommeliers). Na gastronomia, iniciou seu trabalho no restaurante Alter em Miami, cuja cozinha é voltada para a alta gastronomia contemporânea e americana. Atuou ao lado do Chef Bradley Kilgore uns dos top 10 dos Estados Unidos. Em seguida, passou pelo restaurante Brava, que figura na lista dos melhores restaurantes dos EUA. Sua cozinha é sem fronteiras ou limites, e o restaurante é procurado por pessoas do mundo inteiro.

Passo a Passo

  1. Comece preparando a mise en place. Descasque a cebola e pique-a em cubos pequenos. Corte o queijo da serra em cubos pequenos. Desfolhe o tomilho e reserve 1 raminho para decorar o prato ao final da preparação. Corte a pele da linguiça toscana, retire a carne de dentro e descarte a pele. Para fazer o caldo do risoto, adicione em uma panela o caldo de legumes e 800 ml de água. Deixe ferver em fogo médio.

  2. Em uma frigideira ou panela grande, coloque o azeite, metade da cebola picada e o tomilho. Ligue o fogo médio e refogue por 1 minuto ou até fique transparente. Adicione a linguiça toscana e continue refogando por mais 4 minutos, até que fique dourada. Adicione a cerveja, 2 un de sal, misture e deixe cozinhar até que reduza um pouco mais do que a metade. Mexa de vez em quando e, se achar necessário, aumente o fogo para acelerar o processo, observando sempre para que o caldo não vaze pela panela.

  3. Em outra panela, aqueça a manteiga e refogue o restante da cebola por 1 minuto. Então, adicione o arroz e refogue mais 30 segundos. Coloque o vinho e continue misturando até que ele evapore. Acrescente o caldo aos poucos, uma concha de cada vez, mexendo sem parar até que ele seque e esteja al dente e cremoso. Acrescente o queijo e não pare de mexer até derreter. Lembre-se de deixar o risoto sempre cremoso. Então, caso necessário, acrescente mais caldo e mexa bastante.

  4. Com o auxílio de uma escumadeira, retire a linguiça, mantendo o molho na frigideira, e transfira para a panela do risoto. Tempere com 6 g de sal ou de acordo com seu paladar e misture bem. Reserve dentro da panela para mantê-lo quente.

  5. Para fazer o molho, reduza o caldo que ficou na frigideira, em fogo médio, até que fique espesso, ou seja, no ponto de caramelo, bem grosso. Lembre-se que depois que o molho esfriar, ele engrossa mais. Caso isso aconteça, respingue algumas gotas de água e misture até voltar no ponto cremoso novamente.

  6. Para fazer o risco de decoração no prato com a redução, use um pincel ou, se preferir, faça com uma colher e coloque o risoto ao lado. Sirva a seguir.

Veja também

Chuleta ao Molho de Alcaparras com Vegetais Assados
Mabodofu de Carne com Tofu
Tapioca de Abóbora com Carne Seca